Caminhão invade feira natalina em Berlim e deixa pelo menos 9 mortos e 50 feridos

Equipes de resgate ajudam feridos no atentado ocorrido nesta segunda-feira (19/12) em Berlim, capital da Alemanha – Foto: Fabrizio Bensch/Reuters

Um caminhão aparentemente desgovernado invadiu na noite deste sábado (19/12) uma feira natalina em Berlim, capital da Alemanha, que estava sendo realizada na Avenida Kurfürstendamm, causando a morte de pelo menos 9 pessoas e deixando outras 50 feridas. Ainda não há informações sobre estrangeiros entre as vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o motorista que dirigia o caminhão tentou fugir do local, mas foi detido por populares, que o entregaram a polícia alemã. Ele foi conduzido a uma delegacia.

Ainda não há informações sobre o incidente, se teria sido apenas um acidente ou um ataque terrorista. A polícia alemã trabalha com as duas possibilidades e já está interrogando o motorista, cuja identidade não foi revelada.

Informações preliminares revelam que no caminhão estavam duas pessoas, o motorista que foi preso e um passageiro, que morreu no acidente.

A Polícia Alemã pediu aos moradores de Berlim que permaneçam em suas casas e que evitem locais com aglomeração de pessoas. O mercado onde estava acontecendo a festa natalina foi fechado e todos tiveram que deixar o local.

Equipes de resgate, bombeiros, policiais e soldados do Exército estão no local. Todos os feridos estão sendo socorridos e levados a hospitais da região.

O acidente/ataque aconteceu nas imediações das ruínas da Igreja Kaiser Wilhelm, que foi mantida após o término da Segunda Guerra Mundial.

A imprensa alemã já está anunciando que o acidente foi na realidade um atentado terrorista, apesar de nenhum grupo ter assumido oficialmente o ataque.

O Jornal Bild divulgou a informação de que as autoridades norte-americanas teriam informado as autoridades europeias sobre possíveis atentados durante as festas natalinas, principalmente na França e na Alemanha.

Já o Jornal Berliner Zeintung informou que o caminhão usado no acidente/ataque é um modelo Scania, de placas polonesas.

Imagens divulgadas pelas emissoras de TV mostram um caminhão parado em meio aos destroços de pequenas barracas de madeira que compõem a feira natalina. Também é possível ver carros da polícia, dos bombeiros e ambulâncias no local.

O incidente ocorrido hoje em Berlim, capital da Alemanha, fez muitas pessoas lembrarem do atentado que aconteceu em Nice, na França, no dia 14 de julho deste ano, quando um caminhão avançou sobre as pessoas. No ataque morreram 86 pessoas e outras 115 ficaram feridas.

A Embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Berlim teve a segurança reforçada. As demais representações diplomáticas devem receber um reforço na segurança.

Com informações das Agências Reuters, Associated Press e France Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo