Caminhão atropela dezenas de pessoas em Estocolmo, na Suécia

As autoridades tratam o incidente como atentado terrorista e confirmam a morte de pelo menos três pessoas. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que 15 pessoas ficaram feridas.

Policiais cercam a área do atropelamento em Estocolmo, capital da Suécia, na manhã desta sexta-feira (07/04). Uma mancha de sangue pode ser vista no asfalto. – Foto: Per Haljestam/Reuters

Um caminhão conduzido por um rapaz ainda não identificado atropelou na manhã desta sexta-feira (07/04) dezenas de pessoas em Estocolmo, capital da Suécia, causando a morte de pelo menos três pessoas e deixando outras 15 feridas. O número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, ainda não há detalhes sobre o acidente, mas as autoridades policiais suecas trabalham com a possibilidade de atentado terrorista.

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven declarou que as primeiras investigações apontam para um “atentado terrorista”, e que a segurança nos portos, aeroportos e nas fronteiras foi reforçada.

A Suécia foi atacada. Tudo aponta para um atentado terrorista”, disse Stefan Löfven.

A polícia divulgou uma foto de um suspeito no Twitter da rádio pública, na esperança que alguém o tenha visto e pode entregá-lo as autoridades policiais. Até o momento ele encontra-se foragido.

Testemunhas disseram que o motorista do caminhão não parecia ter perdido o controle da direção, e que ele deliberadamente avançou contra as pessoas que estavam na calçada de uma importante e movimentada via pública de Estocolmo.

Caminhão desgovernado atropelou dezenas de pessoas nesta sexta-feira (07/04) no Centro de Estocolmo, na Suécia. – Foto: Agency/Andreas Schyman/ Reuters

Após atropelar as pessoas, o suspeito saiu do caminhão e fugiu correndo, desaparecendo. Buscas foram realizadas na região, mas ele não foi localizado.

Equipes de emergência, bombeiros e policiais foram mobilizados e enviados para o local, que foi isolado e cercado. A prioridade foi socorrer os feridos e encaminhá-los o mais rapidamente possível para hospitais da região.

O chefe de polícia de Estocolmo disse em entrevista coletiva, que a segurança foi reforçada em lugares importantes da cidade e, que por enquanto, não há indícios de que terroristas estariam planejando um ataque de grande escala na cidade.

Duas pessoas foram detidas e estão sendo interrogadas neste momento, mas a polícia local não informou se elas são ou não suspeitas do ataque de hoje.

Policial é vista usando máscara contra gás no local do atropelamento nesta sexta-feira (07/04), em Estocolmo, na Suécia. – Foto: Jessica Gow, TT News Agency via AP

As autoridades policiais suecas pediram a população de Estocolmo que evitem sair de casa e que não passem pelo centro da cidade. O serviço de metrô foi paralisado e as estações foram todas esvaziadas.

Já a Companhia Nacional de Trem da Suécia informou que todos os trens partindo ou chegando a Estocolmo foram cancelados. Não há previsão para que a retomada do serviço de transporte volte ao normal.

O incidente de hoje ocorreu no cruzamento das Ruas Drottningatan com a Klarabergsgatan, próximo a grandes lojas de departamento. No momento do atropelamento havia dezenas de pedestres nas calçadas.

Um vídeo divulgado em uma emissora local mostra o Pânico na rua após o atropelamento, com muitas pessoas caídas no chão e outras saindo correndo em busca de auxílio.

Após o ataque na Suécia, as autoridades norueguesas autorizaram os policiais a carregarem armas por um período indeterminado nas principais cidades do país, incluindo a capital Oslo. A segurança nos aeroportos foi reforçada.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo