Câmara Municipal de Campo Grande convoca audiência pública

A Câmara Municipal convoca audiência pública para debater a construção de um Hospital Público Municipal em Campo Grande (MS)

A vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, em parceria com os vereadores Ayrton Araújo (PT), Junior Coringa (PSD) e Ademir Santana (PSDB), realizam uma Audiência Pública para discutir a urgência da construção de um Hospital Público Municipal em Campo Grande, inspirado no modelo de Complexo Econômico Industrial de Saúde (CEIS) orientado pelo governo federal. O debate, que também conta com o apoio do deputado estadual Zeca do PT, será na próxima segunda-feira (18), às 9h, na Câmara Municipal.

Foto: Divulgação

A vereadora afirma que a ausência de um hospital municipal é uma realidade que precisa ser enfrentada. “Entre as capitais dos Estados, Campo Grande figura entre as poucas que não possui um estabelecimento hospitalar municipal. O atendimento é feito por hospitais contratados pela Prefeitura, como a Santa Casa, Hospital do Câncer, São Julião, Hospital do Pênfigo, pelo Regional (Governo do Estado) e HU (Federal), estando demonstrada a total dependência do Município de atendimento hospitalar em rede de terceiros, não possuindo, sequer, nenhum hospital municipal”, diz Luiza Ribeiro.

Outra preocupação relevante é a disponibilidade de leitos hospitalares em Campo Grande, que se encontra significativamente abaixo das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Enquanto a OMS sugere de 3 a 5 leitos para cada mil habitantes, nossa cidade oferece apenas 1,6 leitos por mil habitantes.

Diante dessa realidade, a vereadora Luiza Ribeiro e seus colegas parlamentares estão unindo esforços para pressionar a Prefeitura de Campo Grande a construir um hospital municipal no modelo de Complexo Econômico Industrial de Saúde (CEIS). Esse modelo inclui toda a infraestrutura necessária para fortalecer a política de assistência e promoção à saúde, oferecendo uma ampla gama de serviços.

A nova modalidade, denominado Complexo Econômico Industrial em Saúde (CEIS), está alinhada com as diretrizes recentemente estabelecidas pelo Governo Federal do Presidente Lula, conforme confirmado pelo Decreto 11.464/2023.

A Audiência Pública programada para segunda-feira é um passo importante nessa jornada em direção a um sistema de saúde mais completo e acessível para os cidadãos de Campo Grande. A vereadora Luiza Ribeiro espera contar com a participação da comunidade, profissionais de saúde, representantes da Prefeitura e todos os interessados para discutir e buscar soluções para essa importante questão.

A vereadora Luiza Ribeiro também está mobilizando a comunidade por meio de uma petição on-line para que juntos possam alcançar esse importante objetivo de proporcionar um sistema de saúde mais eficiente e acessível para todos os habitantes de Campo Grande. Para participar acesse o link: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/poder_publico_a_urgencia_do_hospital_municipal_para_campo_grande/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo