Câmara aprova inquérito de impeachment contra Joe Biden

Oposição republicana quer aumentar pressão sobre o governo

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de maioria republicana, autorizou a abertura de um inquérito de impeachment contra o presidente Joe Biden.

Presidente Joe Biden

Presidente Biden acusou a oposição de ‘perder tempo com acrobacias políticas’ (Foto: Ansa)

A instauração de uma investigação formal contra o democrata recebeu 221 votos a favor e 212 contra e chega a menos de um ano das eleições de 2024, quando o atual inquilino da Casa Branca pode enfrentar novamente o magnata Donald Trump.

O caso apura se Biden se beneficiou dos negócios de seu filho, Hunter, no exterior durante o período em que foi vice-presidente de Barack Obama. Até o momento, no entanto, os republicanos não conseguiram encontrar provas contra o mandatário.

Biden, por sua vez, acusou a oposição de “perder tempo com acrobacias políticas sem fundamento” e de ignorar os problemas do país para atacá-lo com “mentiras”.

“Os republicanos se preparam para passar um mês sem fazer nada para enfrentar desafios urgentes”, disse o presidente, citando as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.

Ainda que a Câmara aprove um impeachment, a deposição de Biden é improvável, uma vez que são necessários dois terços dos votos no Senado – de maioria democrata – para condenar um presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo