Café vicia? Especialista esclarece e aponta cuidados no consumo dessa bebida

Foto: Divulgação

Hoje, 14 de abril, é o Dia Mundial da bebida queridinha dos brasileiros: o café. Dados da Organização Internacional do Café (OIC) apontam que o Brasil domina um terço da produção global do produto. Por isso, dificilmente encontramos alguém que recuse uma xícara de um bom cafezinho. Mas em torno desta bebida existem alguns mitos e um deles é de que ele pode causar vício.

O professor de Nutrição da Estácio, Klauberth da Silva Reis, é taxativo: o café não vicia. “Na verdade não existe essa história de vícios alimentares. O que de fato acontece é uma questão psicológica, que podemos dizer que a pessoa acaba criando uma afeição mesmo pelo alimento. Então essa história de vício de café, vício por doces, ou por chocolate é um mito”, completa.

Segundo ele, a depender do perfil de cada pessoa, algumas podem desenvolver um gosto mais específico, não só pelo café, como por qualquer outro alimento. “Mas isso não é vício!”, reforça, lembrando que é necessário, inclusive, se ter cuidados com o exagero no consumo dessa bebida.

Ele explica que o problema não está no café em si, mas na substância principal da bebida que é a cafeína. Portanto, o professor reforça que o ideal é buscar fazer o uso moderado do café. “A Organização Mundial da Saúde recomenda, no máximo, três xícaras de café ao dia, sendo cada uma delas em torno de 200 ml”, orienta.

Klauberth da Silva Reis, professor do Curso de Nutrição da Estácio de Sá – Foto: Acervo Pessoal

Para o especialista, o problema só vai existir no exagero do consumo. “Excesso, como tudo na vida – e quando a gente fala de nutrição o excesso pode trazer alguns malefícios, por exemplo, às pessoas com doenças cardiovasculares, hipertensão, pode, justamente, potencializar esse problema”, explica.

Outra recomendação do professor de Nutrição é quanto ao consumo pelas crianças. Segundo ele, o ideal é que os pequenos consumam apenas uma xícara de café por dia. Ele dá outra dica: “O recomendado é que o café seja consumido no momento que ele foi preparado, no máximo, até 30 minutos depois porque após esse tempo ele começa a oxidar, e vai ter alguns compostos que modificam tanto o paladar da bebida quanto, de fato, a sua própria qualidade. Então, não é interessante, não só pra criança, mas como também para qualquer consumidor beber café do dia anterior”, reforça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo