Butantan comemora 122 anos com entrada gratuita em museus e bloquinho de carnaval no Parque da Ciência; veja programação

Exposições, atividades educativas e música vão até 7/3

Foto: Divulgação

O Instituto Butantan comemora 122 anos de existência nesta quinta-feira (23/02) e a celebração de tantos anos de história e serviços prestados à saúde pública e à população será com a entrada gratuita em qualquer museu do Parque da Ciência durante todo o dia de hoje.

Até o dia 7/03, o Parque da Ciência conta com uma série de eventos especiais para as famílias que visitarem o local.

A programação inclui a abertura de novas exposições, atividades educativas em laboratórios do Butantan, caminhadas pelo Horto Oswaldo Cruz e até bloquinho de Carnaval com paródias divertidas das tradicionais marchinhas.

O destaque do próximo sábado (25) será o Carnaval do Butantan. O Bloco da Ciência vai reunir no parque crianças e adolescentes no próximo sábado (25) com apresentação de uma banda e bonecos de Olinda, além de paródias divertidas das tradicionais marchinhas de carnaval. A concentração será às 14h30 no Boulevard e a música vai até 16 horas. Para participar só é preciso colocar a fantasia e vir se divertir!

Confira os detalhes da programação especial:

Laboratório aberto

A atividade é feita no laboratório didático do Museu de Microbiologia e apresenta equipamentos laboratoriais e amostras de microrganismos que não estão presentes na exposição de longa duração. A ideia é demonstrar a diversidade dos microrganismos e instigar a curiosidade científica de jovens e adultos.

Data: 24/2, das 10h às 12h

Local: Museu de Microbiologia

Exposição virtual “Serpentes e Gentes” do Museu Biológico

A exposição traz curiosidades e informações complementares sobre os bichos do Museu Biológico e as serpentes brasileiras por meio de filmes curtos e infográficos. Os conteúdos abordam os répteis e como eles vivem, sua diversidade, a composição e o papel do veneno e a conservação desses animais e dos seus ambientes naturais.

A exposição privilegia o uso de celulares, com informações curtas e muitas imagens.

Data: 24/2, às 15h

Bloco da Ciência

A equipe educativa dos museus do Parque da Ciência e do Centro de Memória preparou uma programação especial para todas as idades – inclusive adultos. O evento terá oficinas de artesanato sobre como produzir balangandãs e instrumentos musicais com materiais recicláveis e o Bloco da Ciência, com paródias bem-humoradas de marchinhas tradicionais.

É necessário fazer inscrição para as oficinas na Central de Informações do parque a partir das 13h30. São 20 vagas para cada atividade. Saiba mais sobre o evento.

Data: 25/2, das 13h30 às 16h

Local: Boulevard

Plataforma Zebrafish de portas abertas

Os visitantes vão conhecer a plataforma Zebrafish em um tour que começa por um painel informativo no lado externo do prédio. Depois, seguem para o Biotério para ver os peixes e aprender sobre os cuidados envolvidos na sua criação e os equipamentos utilizados para fazer os estudos.

Data: 28/2, às 10h e às 14h

Local: Laboratório de Toxinologia Aplicada (LETA)

Caminhos do Horto Oswaldo Cruz

Os visitantes farão uma viagem no tempo, reconhecendo a diversidade atual de plantas do horto e relacionando-a com o contexto histórico de sua criação, as pesquisas desenvolvidas nesse espaço e sua importância para a botânica e a saúde pública no estado de São Paulo.

Data: 4/3, às 11h

Local: Horto Oswaldo Cruz

Lançamento do Guia dos Acervos Arquivísticos do Instituto Butantan

Divulgação do guia unificado dos acervos de documentos, fotos e registros históricos do Centro de Memória e do Museu de Saúde Público Emílio Ribas (MUSPER)

Data: 1/3, às 10h

Coleções zoológicas e sua importância

Data: 1, 2 e 3/3, às 10h

Local: Tenda próxima ao Museu da Vacina

Desvendando os caminhos para o Butantan

Já imaginou como era chegar no Instituto Butantan antes do transporte coletivo, do metrô e da construção das avenidas? Esta atividade irá discutir o trajeto para o Butantan ao longo do tempo de forma divertida a partir das coleções e dos jogos do Espaço Terra Firme.

Datas: 1/3 às 14h30 e 4/3 às 11h

Local: Espaço Terra Firme

Acervo Histórico do Centro de Memória

O Centro de Memória disponibilizará seus acervos digitalizados para consulta online.

Data: 10h

Local: Edifício Vital Brazil

Exposição temporária “O homem que tinha o vírus da pressa – A história sobre Isaías Raw”

A exposição trará fotos e textos de pessoas que trabalharam com Isaías Raw, pesquisador e ex-diretor do Instituto Butantan. Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1950, mestre e doutor em bioquímica e livre-docente pela mesma universidade desde 1957, Isaías foi um dos maiores cientistas do século no Brasil, figura essencial para o crescimento e avanço da pesquisa nacional e da configuração e importância do Butantan como é conhecido hoje. A exposição é uma homenagem ao que ele representou na vida das pessoas do Butantan.

Data: 3/3, a partir das 11h

Local: Museu de Microbiologia

Chá revelação dos novos integrantes do Macacário

A atividade vai contar a história dos macacos Rhesus e suas contribuições para a ciência, além de promover o chá revelação de dois recém-nascidos, e novos integrantes do Macacário. O público poderá participar da enquete nas redes sociais do Butantan para a escolha de seus nomes.

Data: 4/3, às 14h30

Local: Macacário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo