Brincando com Pipas beneficia 5 mil alunos em Suzano (SP)

Projeto apoiado pelo Instituto EDP amplia a conscientização sobre a segurança com pipas beneficiando moradores da cidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – Após nove meses de projeto, as comunidades no entorno das 14 unidades escolares em Suzano, que sediaram o Projeto Brincando com Pipas, já registram os benefícios da iniciativa. De forma lúdica e interativa, a iniciativa disseminou conceitos de segurança e conscientizou as crianças sobre os riscos e o impacto que ocorrências com pipas geram na rede de distribuição de energia elétrica.

O projeto conta com patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral norte, e é fruto da parceria entre o Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, e a Editora Evoluir.

Em 2015, cinco mil alunos da rede pública municipal participaram das diversas atividades do projeto, que teve início marcado pelo lançamento do livro Sofi, a Pipa Bailarina. De autoria de Solange Garcia, escritora e psicopedagoga, a obra foi especialmente desenvolvida para o projeto.

Além da conscientização, o projeto contribuiu também para a redução no número de ocorrências registradas pela EDP nas regiões próximas às unidades de ensino onde o programa foi desenvolvido. Em 2015, os incidentes com pipas nos bairros atendidos pelo projeto diminuíram 8% em relação ao ano anterior e, consequentemente, o número de clientes afetados recuou 42%.

“O reconhecimento maior para a ação é o benefício para a sociedade. A partir do projeto e suas ações, ampliamos o conhecimento dos alunos sobre pipas e a brincadeira foi renovada com a conscientização. E isso traz reflexos diretos a todos: diversão segura para as crianças e menos clientes impactados por interrupção na rede devido à ocorrência com pipas”, diz Pedro Sirgado, diretor do Instituto EDP.

Oficinas de ilustrações, fotos, jograis e exposições fizeram parte do programa e ajudaram os estudantes a ilustrar o conhecimento adquirido ao longo do ano. Adicionalmente, os jovens também participaram de palestras com dicas de segurança com a rede elétrica.

Em 2016, o Brincado com Pipas continua a acontecer em escolas de Suzano e o conteúdo pedagógico deverá ser apresentado ainda no primeiro semestre.

Jogo de Heróis

Além da conscientização da brincadeira segura, o Brincando com Pipas proporcionou melhorias nas escolas que sediaram o projeto. Alunos compartilharam o que gostariam de aprimorar em suas escolas e, após votação, foram eleitas as ações a serem implementadas nos espaços.

Denominado Jogo de Heróis, a ação contou com o envolvimento de pais e professores para colocar em prática as ideias, como dar novas cores a muros e quadras; instalar e reorganizar bibliotecas, jardins, parques e hortas comunitárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo