Brasilienses vão disputar o Campeonato Mundial de Velocidade VA’A

de ouro no Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana, categoria V6 Junior

Foto: Divulgação

As jovens Helena Rachid, Clara Lobo e Lívia Rocha acabam de se tornar Campeãs Brasileiras de Canoa Havaiana (Va’a) na categoria V6 (com 6 pessoas) Júnior 19 e Júnior 16. Com esse resultado, as três brasilienses estão classificadas para disputar o Campeonato Mundial de Sprint de VA’A (Canoa Havaiana), que acontece no Havaí em agosto de 2024.

As três são alunas do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista da Asa Sul. Helena já treinava regularmente no Lago Paranoá, enquanto Clara e Lívia remavam esporadicamente. A mãe de Helena Rachid, Fernanda, que é treinadora e dona de uma escola de canoagem, reuniu um grupo de meninas e as três começaram a preparação para o Campeonato Brasileiro.

O Marista tem tradição em apoiar seus alunos a escolherem um esporte no qual possuem mais afinidade e a treinar para competições de alto nível. Temos um Núcleo de Atividades Complementares que oferece mais de 30 atividades diferentes e incentiva e fomenta o hábito dos esportes nos nossos alunos. “É um orgulho enorme para nossa comunidade ver o resultado de alto nível dessas meninas”, diz o Luiz Ricardo Timm, diretor do Colégio Marista da Asa Sul.

Foto: Divulgação

A Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia, são nomes nacionalizados para denominar o esporte, que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka. A cultura da canoa existe há mais de 3 mil anos e as canoas foram inicialmente usadas pelos povos polinésios com a necessidade de colonizar novas terras na região Polinésia, que é um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, entre a Austrália e Estados Unidos, incluindo Hawaii e Tahiti, este que faz parte da Polinésia Francesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo