Brasileiros são campeões do mundial de baja

A bordo dos Can-Am Maverick X3, Cristiano Batista e seu filho Otávio Sousa Leite conquistaram os títulos nas categorias T4 e T3 nos UTVs. Cristiano se tornou bicampeão mundial.

Os brasileiros Cristiano Batista e Otávio Sousa Leite foram os campeões na categoria UTV do FIA World Cup for Cross Country Bajas 2023. Pai e filho levaram a melhor nas classes T4 e T3, respectivamente, na última etapa da competição, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. Apoiados pela Quadrijet, concessionária Can-Am de Nova Lima (MG), os pilotos competem a bordo do Can-Am Maverick X3, o UTV com mais títulos nacionais e internacionais da história dos ralis.

Cross Country Bajas 2023 – Foto: Divulgação

Otávio confirmou o título do Campeonato T3 com vitória na categoria e quinto lugar na geral, deixando para traz seu maior rival, o kuwaitiano Meshari Al-Thefiri, que parou com problemas técnicos no último terço da etapa final. Na verdade, acabou sendo uma dobradinha de pai e filho porque Cristiano ficou com a segunda colocação na T3. Uma estratégia adotada pela equipe para que Otávio tivesse mais chances com Cristiano também na disputa da categoria.

O ano começou bem difícil porque nunca havia corrido em etapas que fossem só dunas. As duas primeiras foram Arábia Saudita e Catar, nas quais fiz quinto e quarto lugares. Meu principal adversário não largou na primeira, mas ganhou a segunda já que é bem acostumado a andar naquele tipo de ambiente. Com isso, a estratégia foi ganhar vantagem nas disputas na Europa e abrir o máximo de pontos possíveis. É um terreno muito mais parecido com o que estamos acostumados. No entanto, tive alguns contratempos, especialmente na Espanha, na Polônia e em Portugal, incluindo capotar o UTV e ser guinchado pelo meu pai até o final. Nessa altura já estava com as expectativas bem baixas, ainda mais porque voltaríamos ao ambiente do kuwaitiano. Mas fiz uma ótima prova e ele atolou numa duna e perdeu 15 minutos. Abri uma boa vantagem e isso acabou impossibilitando-o de me alcançar. Quando tem que ser, não tem jeito. Cheguei ao evento com poucas expectativas de ser campeão. Aconteceu que a sorte sorriu para mim na última corrida. Agora sou campeão mundial”, comemorou Otávio, destacando a eficiência de seu Can-Am Maverick X3:

O UTV esteve perfeito durante o ano todo, com um desempenho irretocável. Não por outro motivo, estou muito ansioso para pilotar o novo Maverick R, que tem uma proposta completamente diferente, com câmbio manual. Já tive um primeiro contato com o veículo na Arábia e espero logo poder pilotar a nova máquina da Can-Am”.

Otávio Sousa Leite conquistou o título na categoria T3 – Foto: Divulgação

Bicampeão mundial

Como Cristiano Batista já havia conquistado o título na T4 na rodada anterior, durante a 37° Baja Portalegre, em Portugal, foi ainda mais centrada a estratégia de acompanhar Otavio até o final da competição, disputando a T3. Agora ele é bicampeão mundial (2022 e 2023): “Cheguei na última etapa com o título mundial garantido na T4. O Otávio partiu com tudo para a decisão na T3. Deu tudo certo e ele conseguiu a vitória em Dubai e o título de campeão mundial também. Estamos muito felizes, mas confesso que eu mais ainda com a primeira grande conquista do meu filho, ainda mais no mesmo dia do meu bicampeonato mundial”.

Para José Roberto Aguilar, proprietário da Quadrijet, é motivo de grande alegria os importantes títulos conquistados por pai e filho: “Cristiano é nosso amigo e piloto da Quadrijet há 20 anos, desde quando corria de quadriciclo. E, claro, nesse tempo também vimos o Otávio crescer e se tornar piloto. Nosso mecânico há 23 anos, Claudio Baldoino Lara, é quem acompanha o Cristiano em todas corridas nacionais. São mais de 12 Rally dos Sertões juntos. Mesmo não estando perto nesse título internacional, somos muito orgulhosos de ter o Cristiano e Otávio como nossos parceiros e amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo