Brasil será Arábia Saudita da energia verde, diz Lula

Presidente participou de fórum com empresários em Riad

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (29) de um fórum com empresários em Riad e disse esperar que o Brasil fique conhecido como “a Arábia Saudita da energia renovável”.

Lula durante fórum empresarial em Riad

Lula durante fórum empresarial em Riad, capital da Arábia Saudita (foto: Ricardo Stuckert/PR)

O petista está no país árabe em busca dos vultosos investimentos dos fundos sauditas, antes de sua ida a Dubai para a cúpula climática da ONU, a COP28.

“Eu quero aproveitar esse fórum para dizer que, daqui a 10 anos, o mundo vai dizer que, se a Arábia Saudita é o país mais importante na produção de petróleo e gás, o Brasil será chamado de a Arábia Saudita da energia verde, da energia renovável. É para isso que estamos trabalhando”, afirmou o presidente da República.

Durante o discurso, Lula deu as boas-vindas a Riad ao Brics e afirmou que conta com o país árabe para ajudar o Brasil a organizar o G20, em 2024, e a COP30, em Belém, em 2025.

“Nós vamos fazer todo o possível para que o Brasil seja o centro do mundo na produção de energia alternativa.

Precisamos todos trabalhar com muita responsabilidade para descarbonizar o planeta, para que a gente possa viver de forma mais digna, com melhor qualidade de vida e sem medo de destruir a casa onde moramos”, ressaltou o mandatário.

Segundo Lula, a questão climática será “discutida com muita força” durante a presidência brasileira no G20, bem como o combate à pobreza.

“O potencial do Brasil é muito grande, e queremos que vocês sejam sócios no desenvolvimento dessa nova matriz que o mundo precisa e que nós podemos oferecer”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo