Brasil, Guiana e Suriname firmam acordo de cooperação energética

Países também manifestaram compromisso pela paz

Os governos do Brasil, Guiana e Suriname divulgaram nesta quinta-feira (29), em Georgetown, capital da Guiana, uma declaração conjunta na qual expressaram seu compromisso com a paz e propuseram aprofundar seus acordos sobre energia e infraestrutura.

Lula em Caricom na Guiana

Lula foi à Caricom na Guiana (Foto: Ansa)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus homólogos Irfaan Ali (Guiana) e Chandrikapersad Santokhi (Suriname) tiveram uma reunião trilateral nesta quarta-feira (28) à margem da 46ª Cúpula da Comunidade do Caribe (Caricom), realizada em Georgetown.

Os mandatários reafirmaram o compromisso de “trabalhar para a manutenção da América Latina e do Caribe como zona de paz e cooperação”, conforme o documento divulgado no contexto da tensão entre Guiana e Venezuela pelo controle do Essequibo, território com grandes reservas de petróleo.

No tema energético, os governantes concordaram em “aprofundar discussões em matéria de cooperação no setor de petróleo e gás, incluindo exploração e produção, regulação e planos de contingência e resposta a emergências”.

Por fim, os mandatários destacaram a “oportunidade de avançar em projetos que reforcem a conectividade física e digital”.

Nesse sentido, os líderes das três nações sul-americanas concordaram em modernizar a “ligação viária entre o estado brasileiro do Amapá (na região nordeste da Amazônia brasileira) e as capitais de Guiana e Suriname, passando pela Guiana Francesa, a ser incluída em discussões futuras sobre essa rota”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo