Brasil e Colômbia estudam centro de prevenção a incêndios

Iniciativa foi discutida durante telefonema entre Lula e Petro

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu a colaboração de seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para incentivar a criação de um centro regional de prevenção de incêndios florestais.

Colômbia afetada por florestais

Colômbia tem sido afetada por uma série de incêndios florestais (Foto: Ansa)

A proposta foi formalizada durante uma conversa telefônica na última segunda-feira (29), na qual os dois líderes discutiram a emergência em andamento na Colômbia, onde foram registrados diversos focos de incêndios florestais nas últimas semanas.

A situação, que pode atingir os países vizinhos, fez Bogotá declarar estado de desastre natural. “Os dois líderes abordaram os incêndios que atingem a Colômbia no momento e que podem se alastrar por outros países da América do Sul”, diz um comunicado da Secretaria de Comunicação da Presidência.

De acordo com a nota, Lula também lembrou a Petro que a possibilidade de criação de um centro regional de combate a incêndios já havia sido levantada durante reunião dos ministros sul-americanos das Relações Exteriores e da Defesa.

Na ocasião, foi proposto um novo encontro para a criação de um grupo de trabalho, no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que possibilite avançar nos esforços conjuntos de combate às queimadas na Amazônia.

Durante o telefonema, Lula voltou a oferecer a ajuda de seu país à Colômbia no combate aos incêndios.

Por fim, o petista aproveitou para aceitar o convite de Petro para visitar a Colômbia em abril deste ano, por ocasião da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que homenageará o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo