Bovinocultura de Corte: Senar/MS realiza assistência técnica e gerencial em 53 municípios do estado

Mato Grosso do Sul se destaca quando o assunto é Pecuária de Corte. Possuímos o 4º maior rebanho bovino do país, são mais de 21 milhões de cabeças. Em apenas um dia, são produzidas cerca de 2,3 mil toneladas de carne bovina, colocando o estado como o segundo maior produtor da matéria-prima.

Para elevar o desempenho pecuário, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural oferece diversos cursos e auxílio através da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial dedicados a essa cadeia. Esse é o assunto do Educação no Campo dessa quarta-feira (10).

Foto: Famasul/Assessoria

Em 2018, foram mais de 2 mil alunos atendidos pelos cursos de FPR – Formação Profissional Rural e PS – Promoção Social, apenas para a bovinocultura de corte. Em 2019, já são 27 eventos realizados somente sobre o assunto e mais de 300 pessoas capacitadas em outros quatro cursos: Aplicação de Medicamentos em Bovinos, Casqueamento em Bovinos, Manejo Racional de Bovinos para Abate e Manejo Nutricional de Bovinos. Além destes o Senar/MS disponibiliza treinamentos em Inseminação Artificial e Manejo de Pastagens, entre outros temas.

A Assistência Técnica acompanhou em 2018 mais de 200 propriedades distribuídas em 53 municípios do estado. Em 2019 já são 254 produtores assistidos pelo Senar/MS, por meio de uma equipe multidisciplinar de 12 técnicos de campo e um supervisor que acompanham mensalmente os negócios rurais.

Só neste mês, o Senar/MS proporcionará dois momentos para troca de experiências. Dia 26 no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Jardim e dia 27 na Fazenda Guavirá Poty, na região de São Gabriel do Oeste.

Foto: Famasul/Assessoria

O coordenador da Assistência Técnica e Gerencial, Nivaldo Passos, reforça a relevância da atuação do Senar para auxiliar os produtores rurais. “A assistência técnica em pecuária de corte é fundamental para o desenvolvimento do setor, uma vez que essa é uma atividade que contribui para a economia do estado, sendo a 2ª com maior faturamento”.

Passos complementa: “A pecuária está presente em quase todos os municípios do Mato Grosso do Sul, porém o nível de tecnologia aplicada varia de propriedade para propriedade, os que têm um nível tecnológico baixo tendem a sair da cadeia. É aí que entra o programa do Senar/MS, para nivelar essa diferença de inovação e, com a aquisição de conhecimentos técnicos, elevar sua rentabilidade”.

Educação no Campo – Para participar dos cursos ou solicitar a Assistência Técnica para a propriedade, o interessado deve procurar o sindicato rural do seu município.

Quer saber mais sobre o Mercado Agropecuário? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo