Bosque dos Ipês abre as portas para agricultura familiar a partir deste sábado

Com a adesão de 14 agricultores familiares, a “Feirinha de Orgânicos” será inaugurada, às 15h, deste sábado, 13 de maio. A ação conta com a parceria do governo do Estado por meio da Agraer e Funtrab.

Produtores comercializam sua produção nos corredores do Shopping Bosque dos Ipês – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Vivemos em uma época em que a saúde é um dos temas de maior preocupação entre as pessoas que, consequentemente, buscam mudar seus hábitos alimentares em decorrência das rodas de conversas ou meios de comunicação (sites, TVs, rádios e redes sociais) que tanto pautam este assunto. Em atenção à relevância da questão, uma parceria foi montada para dar espaço à agricultura familiar dentro do Shopping Bosque dos Ipês. O lançamento oficial da “Feirinha de Orgânicos” será neste sábado, 13 de maio, às 15h.

O projeto contará com 14 produtores locais que estarão instalados em barracas para expor e comercializar os mais diversos produtos da agricultura familiar: hortaliças, frutas, mel, pães, artesanatos, entre outros. Tudo muito bem selecionado, pensando em atender o público que estiver no local. “A ideia é reproduzir aquele ambiente de feira livre, onde o consumidor pode adquirir produtos saudáveis e até pechinchar e ao mesmo tempo desfrutar do conforto e de outros serviços do Shopping”, esclarece Adriana Flores, superintendente do Bosque dos Ipês.

A “Feirinha Orgânica” será realizada todos os sábados, das 15h às 20h, no corredor do Fácil, localizado no segundo piso do Shopping Bosque dos Ipês. A entrada é gratuita e o pagamento das mercadorias será a vista (em dinheiro), uma forma de garantir aquele típico clima de feira, onde o cliente tem a oportunidade de pechinchar pelo produto que levará para casa e, ainda, estreitar laços com o seu fornecedor.  Mas, com o benefício de desfrutar de um ambiente climatizado e de fácil acesso às grandes lojas.

Os produtos comercializados são orgânicos, livres de agrotóxicos – Foto: Divulgação

Todas as mercadorias orgânicas têm um certificado de autenticidade que é liberado por uma empresa de auditoria.  O agricultor familiar Vanderlei Azambuja é um dos participantes da feira e presidente da Organocoop (Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Agricultura Familiar de Campo Grande) que está inserido no projeto. Ele conta que os produtores têm a certificação há cinco anos e que ela só é emitida depois de um período de desintoxicação das propriedades. “O produto orgânico é resultado de técnicas 100%naturais e sustentáveis, por isso os auditores nos acompanham o ano todo para garantir que a mercadoria que vamos vender é autêntica e saudável”.

Com preço justo e produtos de alta qualidade, os visitantes terão a possibilidade de comprar tudo diretamente dos pequenos produtores. “O primeiro período será de conquista, já que muitas pessoas não veem diferença ou não conhecem os benefícios dos produtos orgânicos”, afirma Rosa Maria, outra participante que também vende artigos derivados do cerrado e há anos frequenta feiras livres pela Capital. Ela garante que o novo projeto será um bom desafio e que já começaram com o pé direito. “O sonho de consumo da agricultura familiar é trabalhar assim, com conforto, organização e muita visibilidade”, finaliza.

O espaço é uma parceria entre o Shopping Bosque dos Ipês, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado a Semagro – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia), a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e a AMI (Associação de Microempreendedores do MS). O shopping Bosque dos Ipês fica na Av. Cônsul Assaf Trad, 4.796 – Novos Estados, Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo