Bombeiros morrem em incêndio florestal nos EUA

Chamas e fumaça são vistos próximo a um Rancho na cidade de Twisp, nos EUA – Foto: Ted S. Warren/AP Photo

Chamas e fumaça são vistos próximo a um Rancho na cidade de Twisp, nos EUA – Foto: Ted S. Warren/AP Photo

O incêndio florestal que desde a última semana vem devastando imensas áreas nos Estados Unidos (EUA) causou a morte de pelo menos três bombeiros nesta quarta-feira (19/08), e deixou outros cinco feridos. As vítimas combatiam as chamas próximo a cidade de Twisp, no Estado de Washington, e foram surpreendidos pelo fogo.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as chamas já destruíram cerca de 600 hectares de florestas próximas as cidades de Twisp e Winthrop, as quais já foram esvaziadas. Todos os moradores tiveram que deixar suas casas rapidamente, e puderam levar apenas os pertences pessoais e documentos.

Informações preliminares revelam que os bombeiros morreram após uma mudança repentina na direção do vento, que fez com que as chamas os cercassem, impedindo a fuga. Alguns, no entanto, conseguiram correr e se salvar, mas ficaram gravemente feridos, tendo sofrido queimaduras por todo o corpo.

Segundo o xerife do Condado de Okanogran, Frank Rogers, assim que a polícia recebeu o chamado para socorrer os bombeiros, enviou viaturas e ambulâncias para o local, mas ao chegarem perceberam que três haviam morrido carbonizados.

Incêndio já chegou a área urbana de Twisp, nos EUA, obrigando a retirada de todos os moradores – Foto: Ted S. Warren/AP Photo

Incêndio já chegou a área urbana de Twisp, nos EUA, obrigando a retirada de todos os moradores – Foto: Ted S. Warren/AP Photo

As autoridades do Estado de Washington estudam a possibilidade de ordenar a evacuação imediata de pelo menos mais duas cidades, porque as chamas estão se alastrando muito rapidamente. Ao todo, três mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

O fogo já atingiu e destruiu várias casas, estabelecimentos comerciais e prédios, incluindo públicos, localizados nas cidades de Twisp e Winthrop.

Em nota distribuída à imprensa, o governador do Estado de Washington, Jay Inslee, disse lamentar profundamente a morte dos bombeiros, e ressaltou que os familiares das vítimas estão amparados.

“Meu coração se quebra ao saber da perda de vidas no incêndio de Twisp. Nesta noite rezamos por todos os bombeiros”, disse Jay Inslee.

O governador do Estado de Washington pediu ao presidente Barack Obama que declare situação de emergência na região, para que recursos adicionais sejam disponibilizados no combate ao incêndio.

A Região Oeste dos Estados Unidos vem sofrendo uma série de incêndios, causados principalmente pelas altas temperaturas e pela estiagem/seca crônica, que se arrasta por aproximadamente quatro anos.

Além de Washington, incêndios florestais também vêm atingindo os Estado de Idaho e Oregon. Nessas duas áreas, no entanto, ainda não registrou vítimas fatais.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo