Bomba da Segunda Guerra é encontrada em Bolonha, no Norte da Itália

Cerca de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e muitas foram levadas para abrigos públicos.

Foto: Divulgação

Uma bomba não detonada de aproximadamente 213 quilos, da época da Segunda Guerra Mundial, foi encontrada na manhã deste domingo (08/04) em um canteiro de obras na cidade de Bolonha, capital do Estado da Emília-Romana, no Norte da Itália. A área onde o explosivo foi encontrado foi isolada e cerca de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Equipes da Polícia, dos Bombeiros, das Forças de Segurança e paramédicos foram mobilizados. Moradores que residem em um raio de 800 metros do local onde foi encontrado o explosivo tiveram que ser evacuados.

O artefato explosivo, de fabricação britânica, pesa 213 quilos e foi encontrado por operários em um canteiro de obras. As atividades no local foram suspensas e todos os trabalhadores tiveram que deixar a área.

Equipes do esquadrão antibombas foi acionado e conseguiram desarmar o explosivo na tarde de domingo (08/04), por volta das 17h45min (horário local).

A bomba, lançada por aviões ingleses, foi removida na manhã desta segunda-feira (09/04) para uma pedreira, onde será detonada.

O secretário de Proteção Civil de Bolonha, Alberto Aitini, disse em entrevista coletiva que os moradores somente puderam retornar para suas casas no fim da manhã de hoje (09/04), depois que o artefato foi removido para uma pedreira, afastada do centro urbano.

Gostaria de agradecer sobretudo aos cidadãos, que suportaram uma espera mais longa do que se previa“, disse Alberto Aitini.

A descoberta de bombas de época da Segunda Guerra Mundial é muito comum em países da Europa, sobretudo na Alemanha e Itália. A última foi encontrada em março deste ano, na cidade de Fano, Região Leste do país. A operação para a remoção do explosivo, também de fabricação britânica, fez com que cerca de 23 mil pessoas foram retiradas de suas casas.

Com informações das Agências Ansa e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo