Blefaroplastia inferior como ferramenta para a harmonia facial

Suas bolsas nos olhos fazem com que você pareça cansado o tempo todo? A blefaroplastia inferior é uma cirurgia segura e eficaz que pode corrigir isso. Saiba mais sobre ela neste artigo.

Bolsas nos Olhos

Foto: Freepik

A cirurgia das pálpebras, também conhecida como blefaroplastia ou cirurgia de bolsas nos olhos, é uma das cirurgias estéticas mais populares em todo o mundo. De fato, de acordo com os dados mais recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, mais de 1.400.000 operações de pálpebras são realizadas todos os anos. Para muitos pacientes, essa é uma maneira de obter harmonia facial e tirar uma década do seu rosto. Neste artigo, descobriremos o que é a blefaroplastia inferior, por que ela é tão popular e quanto custa.

O que é a blefaroplastia inferior?

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que melhora a aparência das pálpebras de um paciente. O cirurgião pode realizá-la tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores, por isso existe a blefaroplastia superior e inferior. Em termos simples, o médico reorganiza ou remove o excesso de gordura e pele da pálpebra para deixar a pele mais lisa. A cirurgia da pálpebra inferior é considerada segura e tem muitas aplicações cosméticas e médicas.

Blefaroplastia Estatísticas

Foto: Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética[1]

A blefaroplastia está entre as cirurgias cosméticas mais solicitadas em todo o mundo, de acordo com a ISAPS.

O que faz de você um candidato à cirurgia?

Pode haver muitos motivos para considerar a cirurgia da pálpebra inferior. A solicitação mais comum é a remoção de bolsas visíveis nos olhos que podem fazer com que você pareça estar sempre cansado. Em alguns casos, a cirurgia da pálpebra inferior pode até resolver problemas de saúde muito desagradáveis. Aqui está uma lista detalhada dos problemas e suas causas que podem fazer você considerar a cirurgia estética:

  • Flacidez da pele

Se a pele das suas pálpebras ficou frouxa e mais rugas apareceram sob seus olhos, a blefaroplastia inferior pode fazer a diferença. Nossa pele perde elasticidade com a idade, mas o estilo de vida e a genética também têm influência nesse processo. O cirurgião pode fazer com que sua pele pareça mais firme e mais jovem removendo o excesso.

  • Bolsas nos olhos

Às vezes, os depósitos de gordura em nossas pálpebras incham e criam as famosas bolsas nos olhos que fazem você parecer cansado. Isso acontece devido ao enfraquecimento dos músculos das pálpebras em decorrência do envelhecimento ou da falta de sono. A cirurgia de bolsas para os olhos removerá o excesso de gordura e também poderá reestruturar os músculos de apoio para corrigir o problema. Você pode encontrar várias fotos de antes e depois da cirurgia de bolsas nos olhos mais adiante neste artigo.

Olhos Inchados

Foto: Freepik

  • Olhos inchados

Olhos inchados podem resultar de vários fatores – retenção de líquidos, alergias e inchaço dos vasos sanguíneos são bastante comuns. Dependendo da causa raiz do problema, a cirurgia da pálpebra inferior pode reduzir o inchaço e devolver sua aparência alerta e energizada.

  • Pálpebra caída

Em alguns casos, o músculo responsável pela elevação da pálpebra fica muito fraco, o que pode causar problemas de visão, irritação e desconforto. A blefaroplastia inferior pode restaurar o suporte das estruturas da pálpebra.

Pálpebra Caída

Foto: Carpenter; All About Vision[2]

Por exemplo, a condição em que a pálpebra está voltada para dentro é chamada de entrópio, e a cirurgia de pálpebra pode corrigi-la. Você pode saber mais sobre as aplicações médicas da blefaroplastia inferior e as técnicas cirúrgicas usadas pelos médicos neste artigo da Bellezie.

A cirurgia pode remover as olheiras?

Infelizmente, não existe uma cirurgia para remover as olheiras diretamente. Em alguns casos, a blefaroplastia inferior pode fazer com que suas pálpebras pareçam um pouco mais claras, removendo o excesso de gordura. Entretanto, ela não ajuda com as causas mais comuns das olheiras, como hiperpigmentação ou obstrução nasal.

A boa notícia é que você pode escolher entre várias opções não invasivas em vez de cirurgia para as olheiras. Por exemplo, cremes tópicos, peelings químicos ou técnicas a laser podem funcionar muito bem. Lembre-se de que é importante consultar um dermatologista para identificar a causa das olheiras e escolher um método de tratamento adequado.

A cirurgia de bolsas nos olhos é arriscada?

A cirurgia da pálpebra inferior tornou-se muito popular em parte porque apresenta risco mínimo. De acordo com um estudo recente, 96% dos pacientes que se submeteram à blefaroplastia se sentem felizes com o procedimento[3]. Dito isso, qualquer tipo de cirurgia tem riscos inerentes.

Cirurgia de Bolsas nos Olhos

Foto: Freepik

🩸 Sangramento

Uma das possíveis complicações durante qualquer cirurgia é o sangramento excessivo. Ele pode levar a hematomas e prejudicar o sucesso da operação. É por isso que o cirurgião sempre pedirá para você parar de fumar e tomar medicamentos que afinam o sangue várias semanas antes da cirurgia de blefaroplastia inferior.

🦠 Infecção

Nas práticas cirúrgicas modernas, as infecções são extremamente raras. Um cirurgião certificado sempre se certificará de que o ambiente onde ele opera seja completamente estéril. Além disso, os pacientes recebem prescrição de antibióticos que reduzem o risco de infecção.

🩹 Cicatrização

Quase todo procedimento cirúrgico deixa uma cicatriz após a operação. Porém, no caso da blefaroplastia inferior, o tamanho e o local adequados para a incisão tornarão a cicatriz praticamente invisível. Um cirurgião experiente pode fazer esse julgamento com uma precisão muito alta.

👁️ Expectativas não atendidas

A causa mais comum de decepção geralmente não é por erro do cirurgião, mas expectativas irreais. A melhor maneira de evitar isso é ter uma conversa abrangente e direta com seu médico. Um especialista habilidoso explicará o que a blefaroplastia pode ou não fazer e mostrará fotos instrutivas de antes e depois da cirurgia das pálpebras.

Cirurgia da pálpebra inferior: antes e depois

Blefaroplastia Antes e Depois

Foto: Dra. Flora Levin[4]

Este paciente fez uma cirurgia na pálpebra inferior para tratar a flacidez da pele. 6 meses após a operação (à direita), a pele parece muito mais lisa e há menos rugas sob os olhos.

Blefaroplastia Antes e Depois

Foto: Dra. Flora Levin[4]

Esse foi um caso bem-sucedido de cirurgia de bolsas nos olhos. Como você pode ver, as olheiras ficaram menos perceptíveis.

Blefaroplastia Antes e Depois

Foto: Dra. Flora Levin[4]

Nesse caso, a blefaroplastia inferior ajudou a tratar os olhos inchados.

Blefaroplastia Antes e Depois

Foto: Dra. Flora Levin[4]

Uma cirurgia bem-sucedida de bolsas nos olhos ajudou essa paciente a parecer mais alerta.

Blefaroplastia Antes e Depois

Foto: Dr. Mehryar Taban[5]

Este foi um caso de blefaroplastia médica inferior. Um paciente lutava contra o ectrópio da pálpebra inferior (a pálpebra estava virada para fora). O resultado do procedimento é impressionante.

Quanto custa a blefaroplastia inferior?

O tópico dos preços da blefaroplastia inferior é sempre delicado, pois depende muito da sua localização, da experiência do cirurgião e da complexidade da operação. Além disso, por lei, os médicos não têm permissão para divulgar estimativas de preços antes da consulta inicial. O custo de uma cirurgia de pálpebra inferior pode passar de R$10.000, mas, novamente, essa é uma estimativa aproximada.

Seu seguro pode cobrir a cirurgia?

Normalmente, as seguradoras hesitam muito em cobrir os custos de cirurgias cosméticas. Entretanto, se você tiver um motivo médico (por exemplo, visão obstruída ou irritação) para fazer a cirurgia de bolsa ocular, talvez seja possível obter uma indenização. Você precisa discutir essa possibilidade com seu médico.

Resumo

Em geral, a blefaroplastia inferior é uma maneira segura e eficaz de resolver muitas condições cosméticas e médicas. Ela pode ajudar com a pele flácida, olhos inchados e bolsas nos olhos que fazem você parecer cansado ou mal-humorado. O objetivo final da operação é fazer com que o paciente pareça mais jovem e preservar sua harmonia facial. Neste artigo, você encontrará várias fotos instrutivas de antes e depois da cirurgia da pálpebra inferior. E, por fim, fornecemos uma breve explicação sobre o preço da blefaroplastia inferior e a cobertura do seguro.

Referências

[1] International Society of Aesthetic Plastic Surgery. (2021). ISAPS International Survey on Aesthetic/Cosmetic Procedures. https://www.isaps.org/media/vdpdanke/isaps-global-survey_2021.pdf

[2] Carpenter, A. R. (2021). Entropion: Causes, symptoms and treatment. All About Vision. https://www.allaboutvision.com/conditions/entropion/

[3] Papadopulos, N. A., Archimandritis, T., Henrich, G., Kovacs, L., Machens, H. G., & Klöppel, M. (2023). Quality of Life Improvement Following Blepharoplasty: A Prospective Study. Journal of Craniofacial Surgery, 34(3), 888-892.

[4] Levin, F. (n.d.). Lower Blepharoplasty Gallery. https://www.drfloralevin.com/gallery/eyelids/lower-blepharoplasty/

[5] Taban, M. (n.d.). Eyelid Ectropion (Eyelid Turnout) And Eyelid Entropion (Eyelid Turn In). https://tabanmd.com/gallery/eyelid-ectropion-eyelid-turnout-and-eyelid-entropion-eyelid-turn-in/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo