Black Friday deve movimentar 4,2 bi no varejo; veja 5 estratégias para alavancar as vendas na data

Há 15 dias da data mais importante para o varejo, especialista indica estratégias para impulsionar resultados de vendas na Black Friday

Crédito: Freepik

A sexta-feira mais aguardada pelos varejistas e consumidores já se aproxima. Há 15 dias da data mais importante para o varejo, a Black Friday está marcada para o dia 25 de novembro. A data deve movimentar aproximadamente 4,2 bi no setor, é o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Dessa forma, desenvolver e aplicar estratégias de vendas nesse período é um dos primeiros passos para ficar à frente da concorrência. Pensando em ajudar empreendedores dos mais diversos segmentos a faturar mais na Black Friday, Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo, separou as cinco principais dicas. Confira:

1 — Faça um planejamento

Dias explica que, antes de aplicar qualquer estratégia de vendas, é importante investir em um planejamento para a datas. “Um bom planejamento é fundamental para que os resultados aconteçam. Ele deve levar em conta tecnologias disponíveis, segurança, logística, produtos, atendimento personalizado e, por fim, o pós-vendas”.

2 — Invista em tecnologia

O público procura cada vez mais facilidades proporcionadas pela tecnologia e boas experiências de compra. Não ter a necessidade de se deslocar para buscar ou comprar um produto e consultar avaliações antes de decidir uma compra são algumas possibilidades. “Investir em tecnologia para o varejo, é um diferencial para captar e reter mais clientes na Black Friday, porque permite que o empreendedor ofereça uma melhor experiência de compra”, orienta Dias.

3 — Crie promoções e ofertas

Não é novidade que consumidores brasileiros são atraídos por preços baixos e descontos. Promoções podem ser decisivas no momento de escolha dos consumidores e por isso ajudam a atrair e fidelizar novos clientes. Dias recomenda focar nessas ofertas nos itens que mais se adequam às necessidades do público-alvo. “Essas ações promocionais podem ocorrer de diversas formas, como cupons de descontos e ‘leve dois e pague um’. Para a Black Friday, o comércio pode optar por liberar descontos para os itens mais procurados nos sites”.

4 — Garanta segurança

Em meio a tantas incertezas na hora de comprar pela internet -especialmente na Black Friday, quando golpes virtuais são mais frequentes-, buscar estratégias de segurança proporcionará que clientes e potenciais consumidores tenham garantia de entrega do produto e transações financeiras protegidas. “Contrate uma equipe que faça uma atualização de permissão de acesso e implante meios que certifiquem a autenticidade e segurança da loja online. Esses pequenos ajustes serão um diferencial para uma estratégia efetiva do negócio”, propõe o executivo.

5 – Estabeleça prazos de entrega acessíveis

O prazo de entrega se tornou um dos principais requisitos que consumidores analisam para decidir uma compra. Dias aponta que é importante cumprir esses prazos e oferecer a melhor experiência de consumo para fidelizar o cliente. “Serviços de fulfillment são uma opção para diminuir o tempo de entrega, além de aderir a processos e soluções de inteligência artificial que otimizam essa logística”, finaliza.

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