Barco turístico naufraga no litoral norte do Japão

O naufrágio provocou a morte de 10 pessoas e deixou outras 16 desaparecidas

Um barco turístico com 26 pessoas a bordo naufragou no sábado (23) no litoral Norte do Japão, causando a morte de pelo menos 10 pessoas e deixando outras 16 desaparecidas.

A Guarda-Costeira do Japão continua com os trabalhos de busca e salvamento e, até o momento, resgatou 10 corpos.

Informações preliminares revelam que a tripulação da embarcação enviou um pedido de socorro, avisando que o barco estava afundando, momentos depois de zarparem do porto.

Uma embarcação com 26 pessoas a bordo naufragou neste sábado (23) no Mar do Norte, no Japão – Foto: Deutsche Welle/Divulgação

Equipes da Guarda Costeira e helicópteros foram mobilizados e enviados para o local, mas não conseguiram localizar a embarcação.

No momento do naufrágio as águas do Mar do Norte do Japão estavam geladas e bastante agitada, podendo algumas vítimas terem sido levadas para longe.

O porta-voz da Guarda Costeira do Japão informou que o Barco ‘Kazu I’ naufragou no Mar do Norte, provocando a morte de 10 pessoas, sendo sete homens e três mulheres.

Confirmamos a morte de dez pessoas após o naufrágio do navio Kazu I. Sete homens e três mulheres”, disse o porta-voz da Guarda Costeira Japonesa.

O ‘Barco Kazu I’ saiu na manhã de sábado (23) com 26 pessoas a bordo com o objetivo de contornar um flanco da Península de Shiretoko, considerado um Patrimônio da Humanidade por conter uma natureza intocada. Ela fica localizada a Nordeste da Ilha de Hokkaido.

Barcos pesqueiros e da Guarda-Costeira Japonesa participam das buscas no Mar do Norte, no Japão – Foto: JIJI PRESS/AFP

Um operador de um outro barco, que pediu para não ser identificado, disse a Rede de Televisão NHK, que todos sabiam que o clima iria piorar, e que o mar iria ficar agitado e revolto, mas que mesmo assim o capitão da embarcação Kazu I saiu apesar dos avisos.

Era óbvio que o estado do mar ia piorar e eu disse a eles para não sair“. “Apesar de tudo, eles foram embora.”, disse o operador do outro barco a NHK.

Além dos adultos, havia duas crianças a bordo da embarcação. Elas continuam desaparecidas.

Barcos da Guarda-Costeira e helicópteros da polícia participam das buscas por possíveis sobreviventes. As chances de encontrar alguém com vida diminuem ao passar das horas.

Autoridades japonesas informaram que além dos 26 passageiros, a embarcação também transportava dois tripulantes. Todos usavam coletes Salva-vidas.

Durante o dia, a temperatura das águas na região pode chegar a 3º C.

Com informações das Agências EFE, AFB e Reuters, além da TV NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo