Bandeira Azul assegura gestão ambiental na 72ª Regata Santos-Rio

Iate Clube de Santos conquistou o prêmio ecológico internacional neste ano diante de ações sociais em favor da responsabilidade ambiental

Iate Clube de Santos (ICS) (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Guarujá (SP) – Por utilizar como “combustível” apenas a energia eólica, produzida pela natureza, a vela é classificada como esporte sustentável. O respeito que todo velejador demonstra pelo meio onde veleja, promove a educação ambiental. Esse espírito de preservação estará presente na 72ª Regata Santos-Rio, aberta às classes ORC e VPRS, BRA-RGS, Mini Transt 6.5, Clássicos e Bico de Proa.

O Iate Clube de Santos (ICS), organizador do evento ao lado do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), receberá em 11 de novembro a Bandeira Azul, prêmio ecológico internacional concedido a clubes, praias, marinas e embarcações de turismo, com foco em educação e gestão ambiental, responsabilidade social e turismo sustentável.

A iniciativa é da FEE – Foundation for Environmental Education, instituição com várias bases na Europa e representada no Brasil pelo IAR – Instituto Ambientes em Rede, de Florianópolis. O ICS passou um ano sendo avaliado como projeto-piloto. O Guarujá já recebeu duas bandeiras azuis, na Praia do Tombo e na Marinas Nacionais, no Canal de Bertioga.

“Adotamos uma mudança comportamental junto à sociedade. Criamos a Escola de Vela em parceria com a Prefeitura do Guarujá, cedendo barcos e hangar, promovemos a limpeza de detritos no Rio Santo Amaro e reduzimos o impacto ambiental com descartes, ampliando a reciclagem”, relata o diretor de Meio Ambiente do ICS, Odoardo Lantieri, em relação às ações que levaram o clube à Bandeira Azul.

Bandeira Azul no Guarujá (Prefeitura do Guarujá)

A sustentabilidade seguirá a bordo das mais de 30 embarcações esperadas pela Comissão de Regatas. “No kit das tripulações será incluído um saco plástico verde para recolhimento dos materiais recicláveis. Esse lixo será entregue no Iate Clube do Rio de Janeiro, que está preparado para descartá-lo da forma mais apropriada”, destaca Lantieri.

Conectar para preservar – Para o secretário adjunto de Meio Ambiente do Guarujá, Cleiton Jordão Santos, o mais importante é a conexão entre o poder público e a sociedade civil organizada. “O ICS representa uma categoria de turismo náutico muito importante para a cidade. A parceria entre a prefeitura e o clube é indispensável para a manutenção de mangues, rios e canais no entorno”.

O secretario enfatiza que o Guarujá sustenta por 13 anos a Bandeira Azul obtida pela Praia do Tombo. “Precisamos manter todos os ambientes sustentavelmente integrados. São 13 anos consecutivos de bandeira na Praia do Tombo, que se tornou um patrimônio ambiental da cidade”, exalta Jordão. O IAR mantém os locais candidatos ou que já receberam o prêmio, sob inspeções e avaliações frequentes de um júri nacional.

Largada da Santos-Rio em 2021 (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Show na largada – A largada será ao meio-dia de sexta-feira (04/11) na Baía de Santos, em seguida ao Desfile dos Barcos, às 10h, em frente ao Pier do Pescador na Ponta da Praia. A Esquadrilha da Fumaça e a Banda da Marinha do Brasil garantirão o show para o público. Na última edição, 30 barcos competiram ao longo do percurso de 200 milhas (370 km) entre Santos e Rio de Janeiro.

A Regata Santos-Rio conta com os apoios das prefeituras municipais de Guarujá e de Santos, que viabilizou a utilização do Deck do Pescador para o Desfile de Barcos; da Autoridade Portuária, que interditará o estuário para navios mercantes entre 9h30 e 12h de sexta-feira; e da Marinha do Brasil, responsável pela escolta das tripulações até o Rio de Janeiro.

Inscrições – Os barcos das classes ORC e VPRS, BRA-RGS, Mini Transt 6.5, Clássicos e Bico de Proa.elegíveis conforme o AR, devem ser inscritos no ICRJ (https://www.icrj.com.br/vela/inscricao.html), acessando-se o e-mail (vela@icrj.com.br) ou no ICS pelo e-mail (nautica@icsantos.com.br), ou ainda, entrega da ficha de inscrição na secretaria náutica até às 10h de sexta-feira (04/11/22).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo