Avião realiza pouso forçado em São José dos Campos (SP)

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13 / Cortesia

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13 / Cortesia

O piloto de um avião de pequeno porte realizou na manhã deste sábado (27/08) um pouso forçado em uma área pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos, a 90 km de distância da capital de São Paulo. O tripulante conseguiu se salvar, mas a aeronave foi consumida pelas chamas.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) de São Paulo, policiais da corporação e militares do Corpo de Bombeiros foram acionados e rapidamente chegaram ao local.

A queda da aeronave provocou um incêndio na vegetação, tendo os bombeiros agido rapidamente para tentar controlar e extinguir totalmente as chamas que rapidamente se alastraram.

Segundo a Assessoria de Comunicação do DCTA, a aeronave, modelo Cessna 172, prefixo PT DTW, pertence ao Aeroclube de São José dos Campos, tendo o piloto percebido problemas mecânicos e iniciado os procedimentos para uma aterrissagem forçada. Ele não conseguiu aterrissar na pista e saiu dela, parando no meio da vegetação.

O piloto foi salvo com ferimentos leves por funcionários e militares da instituição e foi rapidamente levado a um hospital próximo. Ele foi medicado e sedado, permanecendo internado para observação.

Segundo um dos bombeiros que atenderam a ocorrência, e que pediu para não ser identificado, essa é a segunda vez que a área verde do DCTA pega fogo em uma semana.

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13 / Cortesia

Foto: Lucas Lacaz Ruiz/A13 / Cortesia

Na sexta-feira (26/08), o local já havia sido atingido pelas chamas, tendo na ocasião os bombeiros conseguido controlar e apagar totalmente o fogo.

O incêndio de hoje foi controlado por volta das 13h15min (horário de Brasília), tendo sido realizado posteriormente o trabalho de rescaldo, com o objetivo de evitar o surgimento de novos focos.

A fumaça do incêndio pode ser vista de bairros distantes do local, inclusive os que ficam localizados próximos a Rodovia dos Tamoios.

A aeronave acidenta é um monomotor de estrutura metálica, com capacidade para quatro ocupantes e é normalmente utilizado para treinamento primário, como em cursos de pilotos.

O acidente aéreo será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que já enviou técnicos para o local.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo