Avião com 54 pessoas a bordo cai na Indonésia

Modelo do avião que caiu neste domingo (16/08) na Indonésia, causando a morte de pelo menos 54 pessoas – Foto: Bagus Indahono/EFE/Arquivo

Modelo do avião que caiu neste domingo (16/08) na Indonésia, causando a morte de pelo menos 54 pessoas – Foto: Bagus Indahono/EFE/Arquivo

Um avião de passageiros com 54 pessoas a bordo caiu na manhã deste domingo (16/08) no Distrito de Oksibil, na Província Oriental de Papua, na Indonésia. Ainda não há informações sobre possíveis sobreviventes.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a aeronave, pertencente a Companhia Aérea Trigana Air, desapareceu dos radares dos aeroportos da Indonésia, e foi dada como desaparecida. Posteriormente, equipes de resgate conseguiram localizar os primeiros destroços, constatando dessa forma que o avião havia caído.

Peritos já foram enviados para a região do acidente e as primeiras informações revelam que o avião colidiu contra uma montanha no povoado de Bintange.

Segundo o diretor-geral de Transporte Aéreo da Indonésia, Suprasetyo, as primeiras informações mostram que não houve sobreviventes, porém, as equipes de resgate ainda não conseguiram chegar ao local, de difícil acesso por causa da mata fechada.

Os primeiros destroços da aeronave foram encontrados por aldeões, que imediatamente comunicaram o fato a polícia local, que por sua vez avisou as autoridades nacionais.

“Temos informação procedente de residentes que o avião da Trigana Air foi achado em uma montanha do subdistrito de Oksibil”, disse Suprasetyo.

O avião, modelo ATR 42, de hélices, e com 54 pessoas a bordo, sendo 49 passageiros e 5 tripulantes, perdeu o contato com a torre de controle 34 minutos depois de decolar do Aeroporto de Jayapura, com destino a Oksibil.

A Companhia Aérea Trigana Air havia sido colocada na ‘Lista Negra’ das empresas aéreas da União Europeia em meados de 2007, em virtude dos inúmeros acidentes e incidentes registrados e, sobretudo, por não realizar manutenção em suas aeronaves.

Os aviões da Trigana Air haviam sido proibidos de sobrevoar espaços aéreos de países da União Europeia, devido à preocupação no que se refere a padrões de segurança. Ao todo, foram registrados 14 sérios incidentes com aeronaves da Trigana Air, desde que ela começou a operar em agosto de 1991.

O desaparecimento/queda deste avião é o segundo ocorrido na Indonésia em um mês e meio. No dia 30 de julho deste ano um avião militar caiu sobre uma área residencial em Medan, capital da Província de Sumatra, causando a morte de pelo menos 141 pessoas.

Na época, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, garantiu que iria providenciar uma revisão na frota aérea do país, considerada por especialistas internacionais como antiquada.

Com informações das Agências EFE e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo