Aviação Agrícola: Sindag e Ibravag lançam campanha contra o preconceito

Animações com os personagens Cris e Ada, cards e vídeos de empresas e dirigentes do setor irão ao ar a partir desta semana nas redes sociais para derrubar mitos e destacar a importância e segurança do setor aeroagrícola

Fotos: Divulgação

“Chega de preconceito contra a aviação agrícola”. Esse é o tema de uma campanha que está sendo lançada nesta semana pelo Sindicato Nacional da Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e pelo Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag). A ação começa nesta quinta-feira (21), com uma série de vídeos de animação que irão ao ar semanalmente pelas redes sociais das entidades. A ideia é combater os principais mitos contra o setor e levar ao público os fatos que comprovam a importância e a segurança das ferramentas aéreas (aviões, helicópteros e drones) em campo.

O projeto abrange publicação de cards sobre o tema, bem como vídeos de ações institucionais de empresas aeroagrícolas associadas e de dirigentes da entidade explicando (e detonando) os principais mitos em torno da atividade. Além de um portal com as informações e os links para as fontes originais de pesquisas, notícias e estatísticas que atestam as verdades sobre a aviação agrícola brasileira.

Uma prévia da campanha do Sindag e Ibravag chegou a ser veiculada nessa segunda-feira (18), com a postagem nas redes sociais das entidades apresentando Cris e Ada. Neste caso, os dois personagens virtuais que, a partir desta semana, falarão sobre as curiosidades, história e predicados do setor – confira AQUI.

Fotos: Divulgação

RACIONALIDADE

Conforme o diretor-executivo do Sindag e Ibravag, Gabriel Colle, o objetivo da campanha é levar racionalidade ao debate em torno da segurança e da sustentabilidade ambiental do trabalho no campo. “A falta de conhecimento da população em geral sobre as rotinas e as ferramentas na agricultura, especialmente na produção em grande escala, sempre foi campo fértil para estereótipos”, assinala Colle. Segundo ele, na aviação agrícola isso é ainda mais acentuado, por ser um segmento extremamente especializado e com o qual poucas pessoas têm familiaridade.

Colle lembra que uma consequência direta disso foi a facilidade com a qual se estabeleceram estereótipos em torno do setor. “Só que, de um tempo para cá, esses mitos passaram a permear discursos políticos misturando desde estatísticas com números exagerados até projetos de proibição lançando justificativas que tinham sequer ligação de causa e consequência coerente”. Segundo o dirigente, “situações que, em tese, não sobreviveriam a um olhar minimamente racional ganharam espaço em plenários legislativos e ecoaram até em algumas cortes da Justiça”.

Daí a urgência da campanha para colocar as informações corretas ao alcance de todos. “A aviação agrícola é um segmento extremamente técnico, altamente regulado e fiscalizado e do qual o Brasil é expoente mundial. Não só pela competência de seus profissionais, mas também pelo fato de que o País já se tornou exportador de tecnologias de embarcadas de precisão”, explica o dirigente. “Ou seja, as ferramentas aéreas (aviões, drones e helicópteros) são sinônimo, na verdade, de otimização dos insumos aplicados nas plantações e de segurança para as pessoas e o meio ambiente”, completa o dirigente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo