Avalanche de neve deixa 7 mortos na Índia

Equipes trabalham para resgatar turistas que ficaram soterrados em avalanche no Himalaia, em 4 de abril de 2023. — Foto: Ministério da Defesa da Índia / Via Reuters

Uma avalanche de neve ocorrida nesta terça-feira (04) no Himalaia, na Índia, causou a morte de sete turistas e deixou vários desparecidos.

De acordo com informações das principais agências internacional de notícias, um grupo com 30 turistas chegavam a uma área na região do Tibete, quando a neve cedeu, encobrindo a todos.

Equipes de emergência foram acionadas e enviadas para o local. Os socorristas tentam desesperadamente retirar as pessoas da neve. Ainda há desparecidos.

Militares do Exército da Índia estão ajudando no resgate das vítimas. A avalanche aconteceu em uma região de difícil acesso no Estado de Sikkim, em uma passagem montanhosa que dá acesso ao Tibete.

Segundo informações de uma fonte do Exército Indiano, os militares estão usando cães para tentar localizar as vítimas, e helicópteros para transportá-los para áreas protegidas e com hospitais.

Ao todo, cinco veículos transportavam os 30 turistas em direção ao Tibete, mas o excesso de neve impediu a continuação da viagem, deixando-os presos. Em seguida, houve a avalanche, pegando todos de surpresa.

A oficial sênior da polícia local, Tenzing Loden Lepcha, disse à Agência Reuters, que entre os feridos resgatados há oito em estado grave.

Ainda estamos para determinar quantas pessoas ainda estão presas. 17 pessoas foram resgatadas, das quais oito estão muito críticas e foram transferidas para um hospital“, disse Tenzing Loden Lepcha à Reuters.

As operações de resgate prosseguem na região, mas as chances de se encontrar alguém com vida diminuem a cada hora.

Tenzing Loden Lepcha disse ainda que quando a avalanche soterrou os turistas, muitos tiram fotos de um riacho próximo.

O Ministério da Defesa da Índia informou que máquinas pesadas foram enviadas para a região para tentar retirar a neve.

Outros 350 turistas em 80 veículos que seguiam pela mesma região, e que não foram atingidos, foram resgatados e levados para um local seguro.

Milhares de turistas locais e estrangeiros visitam Sikkim todos os anos, porque a região é considerada uma “Terra do Esplendor Místico”, e fica localizado abaixo do Monte Khangchendzonga, o terceiro mais alto do mundo.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo