Avalanche atinge o Himalaia e deixa 7 alpinistas desaparecidos

Uma avalanche atingiu neste sábado (18) o Maciço de Annapurna, um dos picos mais altos do Himalaia, soterrando vários alpinistas. Equipes de resgate já foram mobilizada e enviadas para o local.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a avalanche ocorreu a uma altitude de aproximadamente 3.200 metros, nas proximidades de um acampamento base para a subida do Annapurna. A base não foi atingida.

Avalanche de neve atinge o Himalaia, no Nepal, e deixa 7 alpinistas desaparecidos – Foto: Divulgação

As autoridades nepalesas informaram que quatro alpinistas sul-coreanos e três nepaleses permanecem desparecidos. As buscas prosseguem, mas devem ser interrompidas durante a noite.

A taxa de mortalidade no Annapurna, no Himalaia, é mais alta que a do Monte Everest. O número de feridos ainda não foi divulgado.

A Autoridade do Ministério do Turismo do Nepal, Mira Dhakal, disse que duas equipes de resgate foram enviadas para o local do incidente, que foi isolado.

Fomos informados de que não há contato com quatro sul-coreanos e três nepaleses após a avalanche. Uma equipe de resgate foi enviada ao local“, disse Mira Dhakal.

O chefe de polícia do Nepal, Dan Bahadur Karki, disse que o mau tempo na região está dificultando os trabalhos de resgate. Um helicóptero foi colocado à disposição, mas ele somente pode decolar se houver uma melhora nas condições climáticas.

A Montanha Annapurna é propensa a avalanches e é tecnicamente difícil de ser escalada. Muitos alpinistas desistem antes de começarem o os trabalhos.

As autoridades da Coreia do Sul informaram que os quatro alpinistas do país que encontram-se desaparecidos faziam parte de uma equipe de professores voluntários, que trabalham com crianças no Nepal.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul informou que o país está enviando uma equipe de assistência ao Nepal para ajudar as equipes de busca e salvamento. As famílias dos sul-coreanos desaparecidos já foram informadas sobre o ocorrido.

As autoridades nepalesas disseram que milhares de turistas costuma visitar a região de Annapurna todos os anos, atraídos principalmente pelas belíssimas imagens do Himalaia.

Em 2014, uma avalanche de neve no Himalaia causou a morte de aproximadamente 40 pessoas, tendo essa sido a maior tragédia já ocorrida na região, e que afetou o turismo no Nepal.

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo