Autora une lançamento de livro com esquetes teatrais em iniciativa inédita

Cenas da história do livro “As Duas Vidas de Celeste” serão apresentadas para o público neste sábado, durante a noite de autógrafos da obra

Escritora Isabel Fiorese – Crédito: Rokcely Fotografia

Quando lemos um livro, os personagens ganham rostos e vozes em nossa imaginação. Quando as obras são adaptadas para filmes e peças teatrais, temos a oportunidade de conhecê-los em “carne e osso”, muitas vezes anos depois do lançamento original. Mas e se lançamento e adaptação pudessem acontecer simultaneamente? Foi o que idealizou a escritora e apaixonada por teatro Isabel Fiorese, que lança amanhã (22) o romance “As Duas Vidas de Celeste”, juntamente com esquetes de cenas da própria obra, a partir das 19h, no Espaço SAE.

A ideia de juntar a arte da literatura com a arte teatral veio do desejo de ver meus personagens ganharem vida. Com a história para o livro pronta, eu não queria fazer um lançamento comum, queria fazer uma coisa diferente, então imaginei que se apresentasse esses trechos para as pessoas elas se sentiriam mais motivadas a conhecer a história inteira”, conta Isabel. A obra se passa simultaneamente em duas épocas, no século 18 e no século 20, e acompanha personagens de uma família que se cruzam nesses dois momentos diferentes, com inspiração na doutrina espírita.

Eu quis escrever uma história que retratasse a Lei da Ação e Reação, ou seja, que atitudes plantadas em outras épocas acabam refletindo no presente. As pessoas trazem dentro de si o que elas construíram durante a existência do espírito imortal, e como cada uma lida com esses aprendizados reflete se isso se tornará uma coisa positiva ou negativa, aprendendo com seus erros e acertos e evoluindo sempre”, explica a autora.

Elenco dos esquetes teatrais ‘As Duas Vidas de Celeste’ – Crédito: Arquivo Pessoal

O romance conta a trajetória de uma família que viveu no século 18, cujo patriarca era um coronel dono de uma grande usina de cana-de-açúcar, cuja mão de obra era escrava. Essa mesma família reencarna no século 20, trazendo em seu seio alguns dos antigos escravos. “Fui criando os personagens e fiquei pensando: se eles tivessem se conhecido em outra vida, como seria?”, define Isabel. A escrita do livro durou cerca de seis meses, e com a história pronta foram mais quatro meses de ensaios para ter tudo pronto para o lançamento. Isabel, que assina seu primeiro projeto como diretora teatral, também estará em cena no palco. “Como eu também sou a autora, ficou fácil colocar a personalidade de cada um no elenco, porque eu conhecia profundamente os personagens do romance”, detalha.

O romance recebeu convite para integrar a Bienal Internacional do Livro, que neste ano acontece no Rio de Janeiro, no mês de setembro, e Isabel conta que já está em negociação para levar as esquetes para três cidades de MS, Três Lagoas, Dourados e Bonito. Serão apresentadas durante o lançamento algumas cenas da história, mas quem quiser saber o final terá de ler o livro. “As esquetes serão só uma amostra”, adianta a autora.

Serviço: O livro “As Duas Vidas de Celeste”, da escritora e diretora teatral Isabel Fiorese, publicado pela Life Editora, será lançado amanhã, dia 22 de abril, a partir das 19h, juntamente com esquetes teatrais da obra, no Espaço SAE – Saúde, Arte e Espiritualidade, que fica na Rua Laguna, nº 83 – Bairro Cabreúva. A entrada será gratuita, mas vouchers disponíveis na Livraria Arquitécnica garantem os lugares, que são limitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo