Aumenta casos graves de Covid em MS, diz boletim da Fiocruz

Foto/Arte: Edno Paulista

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou na tarde desta quarta-feira (23) um novo Boletim Epidemiológico, cujos dados mostram que os casos graves de Covid-19 aumentaram consideravelmente em Mato Grosso do Sul, principalmente entre a população adulta e, sobretudo, em pessoas acima dos 60 anos.

Segundo informações do Boletim Epidemiológico, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com crescimento de casos graves de Covid-19 em pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quando a doença se apresenta de forma mais intensas.

A última análise feita pela Fiocruz entre os dias 13 e 19 de novembro mostra que cada vez mais estados apresentam aumento casos graves de Covid-19. Os dados mostram que 15 dos 27 estados da federação apresenta esse cenário preocupante.

O pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, diz que uma das medidas mais importantes para combater a doença e se prevenir do contágio é permanecer com os cuidados básicos, ou seja, a utilização de máscaras de proteção, evitar a aglomeração de pessoas, o uso de álcool em gel para a higienização das mãos e evitar contatos físicos.

É extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição. Além disso, estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença”, disse Marcelo Gomes.

Médicos e especialistas ouvidos pela equipe de reportagem apontam ainda, que a baixa procura pelas vacinas favorece o surgimento da doença e de novas variantes. É importante que a população procure um posto de saúde para receber a imunização contra a doença.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo