Aulas começaram? Veja como preservar as mochilas escolares por mais tempo

Item é essencial para a rotina na volta às aulas

São Paulo (SP) – Com a proximidade da volta às aulas, a preocupação dos pais está em comprar os itens para a escola das crianças. Para reduzir custos, uma alternativa é reutilizar as mochilas escolares. Dessa forma, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, ensina dicas de como prolongar a vida útil das mochilas infantis.

Crédito: Freepik

O que evitar: para estender a vida útil das mochilas escolares das crianças, o ideal é evitar o excesso de peso e o transporte de alimentos que podem causar manchas e atritos no tecido. Além disso, é importante ensinar os pequenos a pendurarem as mochilas e evitar deixá-las no chão, já que tais fatores podem contribuir com a durabilidade do produto.

Frequência de higienização: para que as mochilas durem mais tempo é necessário fazer a higienização a cada três meses ou mensalmente, de acordo com a necessidade ou nível de sujidade do item.

Armazenamento: já para armazenar corretamente, Marinês explica que devem ser guardadas em um local próprio, seco e arejado, como cabides ou dentro do guarda-roupa em um saco TNT. Dessa forma, a mochila fica protegida de poeira e manchas, se mantendo limpa por mais tempo. Além disso, para conservar a forma da peça, o indicado é que ela seja guardada com um travesseiro, almofadas ou enchê-las de papel ou plástico bolha, impedindo deformações.

Tipos de mochilas

Existem vários tipos de tecidos presentes em mochilas, como poliéster, lona, nylon, poliamida ou até mesmo couro, e cada material requer um cuidado diferente. De acordo com Marinês, é necessário avaliar para qual atividade cada mochila será utilizada. Dessa forma, é indicado sempre seguir as instruções de limpeza contidas na etiqueta para que a preservação do item seja prolongada. Porém, se a peça tiver acessórios ou materiais sensíveis, como glitter, zíper, silk, correntes etc., que podem ser danificados em uma limpeza doméstica, o ideal é que seja lavada em uma lavanderia especializada, como a 5àsec, que possui serviços indicados para diferentes tipos de tecidos, visando não prejudicar as fibras do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo