Atletas Shimano representam a marca em quatro importantes competições no exterior

Pan-Americano de MTB, na Colômbia, Carolina Nationals de BMX, nos EUA, XTerra Chile e Tour de Flandres, na Bélgica, são as provas com representantes brasileiros do Shimano Sports Team.

Rubinho Valeriano (Pedro Cury / pedrocury.com)

São Paulo (SP) – O fim de semana será agitado para os atletas Shimano, representando a marca em quatro competições internacionais de MTB, BMX, XTerra e ciclismo de estrada. Em Paipa (COL), sete ciclistas patrocinados pela marca estarão em ação no Pan-Americano de MTB: Rubinho Valeriano, Guilherme Muller, Sherman Trezza, Mario Veríssimo, Karen Olímpio e Mario Couto, todos no cross country, e Lucas Borba, no downhill. Na Carolina do Sul (EUA), Renato Rezende disputa o Carolina Nationals, principal prova do piloto na temporada até o momento. Enquanto Laura Mira e Sabrina Gobbo encaram em Santiago (CHI) a segunda de dez etapas do Tour Pan-Am de XTerra, Flavinha Oliveira compete na Bélgica o Tour de Flanders.

O Campeonato Pan-Americano de MTB será realizado na cidade de Paipa, na província de Boyacá, localizada em uma altitude de 2.500 metros. Ciclistas de três equipes patrocinadas pela Shimano estarão na competição do XCO (Cross Country Olímpico): Da Sense Factory Racing, os três atletas de mountain bike estarão na prova. Enquanto Rubinho Valeriano e Guilherme Muller disputam a elite, Mario Couto fará seu primeiro Pan na sub-23. Da Oggi/Isapa, Mario Veríssimo (elite) e Karen Olímpio (sub-23) representam a marca; por fim, o atleta da Caloi Elite Team, Sherman Trezza, também na elite. Atleta de downhill, Lucas Borba (Audax/Shimano) completa o time.

Karen Olímpio (Thiago Lemos / CIMTB)

Mais experiente entre os seis representantes do Shimano Sports Team no Pan-Americano da Colômbia, o mineiro Rubinho Valeriano avalia a pista e o período de adaptação à altitude. “Pude treinar no circuito algumas vezes. A pista é muito veloz e técnica, exigindo demais da pilotagem do ciclista, como por exemplo, saber a hora de acelerar, reduzir marcha e frear, travar ou soltar suspensão”, conta Rubinho. “Adaptar-se aos efeitos da altitude e decorar bem o traçado serão aspectos fundamentais na busca por um bom resultado”, completa.

Tanto Rubinho como seus companheiros de equipe, Guilherme e Mario, chegaram a Paipa há dez dias para aclimatação. “Se no início desta semana senti muitas dores de cabeça devido a altitude, agora já estou bem adaptado e me sinto bem, fazendo alguns treinos no asfalto para manter a condição física. Temos mais dois dias para completar a adaptação para estar 100% no domingo”, avalia Rubinho Valeriano, medalha de prata no Pan da Guatemala (2010) e bronze no do México (2012).

Renato Rezende (Maximiliano Blanco/Shimano)

Carolina Nationals – O piloto Renato Rezende (GT Bicycles/Shimano/Nissan) terá seu primeiro grande desafio da temporada, em uma competição de alto nível internacional. Rezende está em Rock Hill, na Carolina do Sul, onde será realizada o Carolina Nationals neste fim de semana. “Será uma prova com padrão de Copa do Mundo, uma vez que essa pista receberá o Campeonato Mundial de BMX de 2017, então os melhores pilotos do BMX estão aqui. Estou bem empolgado”, exalta o piloto carioca radicado em Poços de Caldas.

“Será uma verdadeira caixinha de surpresas, porque estou sem competir contra esses caras desde a Olimpíada no Rio de Janeiro, em agosto do ano passado. Mesmo assim, estou bem animado. Quero andar bem e quem sabe chegar na final. Treinei muito na pré-temporada, me sinto bem, porém sei que ainda estou sem ritmo de prova, ou seja, é o momento ideal para crescer. Como sempre, espero representar o Brasil da melhor forma possível”, finaliza.

XTerra Chile – Laura Mira (Oggi/Isapa) e Sabrina Gobbo (Trek/Shimano/Pearl Izumi) estão em Santiago, no Chile, onde será realizada a segunda etapa do Tour Pan-Americano de XTerra. Após competirem na abertura em San Juan, na Argentina, as duas atletas Shimano embarcaram para o país vizinho. “Pelo fato da prova ser no bairro de San Bernardo, longe de onde estamos hospedadas, optei por não fazer o reconhecimento. Porém, alguns atletas que foram até o local me passaram boas informações sobre nível técnico, que conta com trechos perigosos e velozes no MTB”, destaca Laura Mira, atleta de Lavras (MG).

“Decidi me poupar para a prova, que será na manhã deste sábado (1º/4), já que estou indo para o terceiro final de semana consecutivo de competições e ainda falta a etapa do XTerra Costa Rica, no fim de semana seguinte. Nesta quinta-feira (30) fiz um treino no parque Bicentenário para manter o corpo ativo. Foi uma boa escolha, porque o local é bem bacana, com subidas e trilhas para explorar a região, e fica bem no coração de Santiago”, complementa Laura.

Flavia Oliveira em 2016 em prova na Itália (Ilario Biondi/ATCommunication)

Tour de Flanders – A carioca Flavia Oliveira (Specialized/Shimano), que fez história nos Jogos Olímpicos Rio 2016 com sétimo lugar no ciclismo de estrada, vai para a segunda competição da temporada em sua nova equipe, a Lares Waow-deals Women Cycling Team. Flavinha disputará no domingo (2) o Tour de Flanders, em um circuito de 153 km com início e fim na cidade de Oudenaarde, na Bélgica.

Shimano Sports Team 2017 – Assim como diversas marcas do segmento esportivo, a Shimano apoiou e patrocinou inúmeros atletas com foco nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Terminada a Rio 2016, a marca japonesa continua apostando no fortalecimento do ciclismo no Brasil com a ampliação do número de atletas apoiados. São eles:

No MTB cross country, Wolfgang Soares e Sherman Trezza (Caloi Elite Team); Mario Veríssimo, Karen Olímpio, Kennedi Lago e Luiz Renato (Team OGGI/ISAPA); Rubens Donizete, Guilherme Muller e Mario Couto (Sense Factory Racing); Daniel Grossi e Isabella Lacerda (Team Groove); Ricardo Pscheidt e Adriana Nascimento (Trek Factory Racing); Jefferson Batista, João Pedro Firmeza e Danielle Moraes (AVA Project). No downhill, Lucas Borba (Audax); No ciclismo de estrada: Flavia Oliveira (Specialized) e Gideoni Monteiro (Indaiatuba/HTPro Nutrition/Força Aérea Brasileira); No BMX: Priscilla Stevaux (Caixa/Shimano) e Renato Rezende (Team Nissan). E, no triathlon: Laura Mira (Team OGGI/ISAPA); Clara Guimarães Carvalho (Sense Factory Racing); Sabrina Gobbo (Trek Factory Racing) e Reinaldo Colucci (SESI/Scott).

Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter: @shimanobrasil

Fanpages no Facebook: http://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/ e http://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo