Atleta brasileiro é acusado de estupro durante o Pan em Toronto, no Canadá

Atleta brasileiro Thye Mattos, goleiro da Seleção Brasileira de Polo Aquático – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Atleta brasileiro Thye Mattos, goleiro da Seleção Brasileira de Polo Aquático – Foto: Satiro Sodré/SSPress

O atleta brasileiro Thye Mattos Bezerra, de 27 anos, goleiro reserva de Seleção Brasileira de Polo Aquático, foi formalmente acusado na manhã desta sexta-feira (24/07) de ter cometido abuso sexual e estupro contra uma jovem de 22 anos durante os Jogos PanAmericanos realizados em Toronto, no Canadá. A Justiça Canadense emitiu uma ordem de prisão contra o suspeito, que se encontra foragido.

De acordo com as informações das principais agências internacionais de notícias, o suposto estupro teria ocorrido no dia 16 de julho, na residência da jovem, um dia depois da Seleção Brasileira de Polo Aquático ter perdido a final para os Estados Unidos (EUA).

Testemunhas ouvidas pela polícia canadense, afirmaram terem visto o atleta brasileiro entrando na casa da jovem, na companhia de um amigo ainda não identificado, em horário não informado, tendo ambos saído do local pela manhã.

Informações preliminares revelam que o atleta e o amigo teriam sido convidados pela jovem pare irem até a casa, mas apenas para conversar, e que todos acabaram dormindo na residência devido a ingestão de bebidas alcoólicas.

Acredita-se que o abuso sexual/estupro teria ocorrido durante a noite ou durante a madrugada, quando a jovem já estava dormindo, e que ele teria fugido do local logo depois.

Inspetora canadense Joanna Beaven-Desjardins concede entrevista coletiva para falar sobre o suposto caso de estupro envolvendo um atleta brasileiro durante os Jogos Pan Americanos em Toronto – Foto: Thierry Gozzer

Inspetora canadense Joanna Beaven-Desjardins concede entrevista coletiva para falar sobre o suposto caso de estupro envolvendo um atleta brasileiro durante os Jogos Pan Americanos em Toronto – Foto: Thierry Gozzer

O amigo do atleta não está sendo investigado e, aparentemente, não teria participado do crime, tendo apenas ficado observando.

Segundo a inspetora de Crimes Sexuais da Polícia de Toronto, Joanna Beaven-Desjardins, a identidade da suposta vítima será preservada, e por haver fortes indícios e provas testemunhais, uma ordem de prisão contra o brasileiro foi emitida.

A Polícia de Toronto acredita que o brasileiro possa ter cometido outros estupros na cidade, e espera a colaboração de todos para resolver o caso.

“As evidências mostram que o suspeito [Thye Mattos Bezerra] não estaria usando o uniforme da Seleção Brasileira no momento do crime”, afirmou a inspetora Joanna Beaven-Desjardins.

Ainda segundo a inspetora canadense, as autoridades brasileiras já foram contatadas e já estão cientes do caso, e espera poder contar com a colaboração delas na extradição do atleta, já que o paradeiro dele é desconhecido.

Informações preliminares revelam que o atleta brasileiro Thye Mattos Bezerra se encontra na cidade de Kazan, na Rússia, junto com os demais membros da equipe de Polo Aquático Brasileira, para a disputa do Mundial de Esportes Aquáticos.

Ainda segundo a inspetora canadense, as autoridades locais não descartam a possibilidade de solicitarem a Interpol (Polícia Internacional) a prisão do suspeito, que poderá ser detido na Rússia e/ou qualquer outro país.

Caso seja de fato preso e extraditado, o atleta brasileiro Thye Mattos Bezerra será levado a julgamento com um júri, cuja pena máxima poderá ser de 15 anos de detenção em regime fechado.

“Não sei como isso [abuso sexual/estupro] é tratado no Brasil, mas aqui no Canadá é um crime muito sério, punido com rigor, inclusive com prisão”, disse Joanna Beaven-Desjardins.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que Thye Mattos Bezerra encontra-se realmente em Kazan, na Rússia, e que ele treinou normalmente com os demais integrantes da Seleção Brasileira de Polo Aquático.

As Assessorias de Imprensa da Embaixada Brasileira no Canadá e do Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty) no Brasil preferiram não comentar o assunto.

Uma fonte do Itamaraty, no entanto, que preferiu não se identificar, disse que o Brasil irá dar toda a assistência jurídica ao cidadão brasileiro, caso ele seja de fato detido em solo estrangeiro.

Thye Mattos Bezerra nasceu no Rio de Janeiro e atualmente atua no Clube Paulistano, em São Paulo.

Com informações das Agências Brasil, Estado e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo