Atentados em Nice (França) são reivindicados pelo Estado Islâmico

Caminhão-Baú utilizado por um terrorista tunisiano no atentado em Nice, no Sul da França, é vistoriado por policiais e peritos – Foto: Valery Hache/AFP Photo

Caminhão-Baú utilizado por um terrorista tunisiano no atentado em Nice, no Sul da França, é vistoriado por policiais e peritos – Foto: Valery Hache/AFP Photo

O Grupo Estado Islâmico (EI) divulgou na manhã deste sábado (16/07) um comunicado oficial reivindicando os ataques ocorridos em Nice, no Sul da França, que deixou cerca de 84 mortos e mais de 200 feridos. Duas pessoas ainda estão desaparecidas.

A Agência de Notícias Amaq, ligada aos jihadistas do EI, disse que o motorista do caminhão que atropelou centenas de pessoas em Nice na última quinta-feira (14/07) durante as comemorações da Queda da Bastilha atendeu a uma convocação, causando a tragédia.

O autor da operação é um soldado do Estado Islâmico. Executou a operação em resposta aos chamados para atacar cidadãos dos países da coalizão internacional que lutam contra o EI no Iraque e na Síria“, diz o comunicado da Amaq.

O atentado em Nice foi praticado por um motorista tunisiano, naturalizado francês, identificado como sendo Mohammad Lahouaiej Bouhlel, de 31 anos, que atropelou centenas de pessoas, entre elas muitas crianças e mulheres.

Segundo o comunicado da Amaq, o porta-voz do Estado Islâmico, Mohammad al Adnani, conclamou seus seguidores no dia 21 de maio deste ano, a realizar ataques em países que são contrários ao islamismo e, sobretudo, ao próprio EI.

Para Mohammad al Adnani, atacar civis inocentes é melhor e mais fácil, porque estão desprotegidos.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo