Atentados a bomba deixam dezenas de mortos e feridos em Bagdá, no Iraque

Atentado a bomba em um mercado lotado causou a morte de pelo menos 45 pessoas na manhã desta terça-feira (17/05) em Bagdá, capital do Iraque. – Foto: Ahmad Al-Rubaye/AFP

Atentado a bomba em um mercado lotado causou a morte de pelo menos 45 pessoas na manhã desta terça-feira (17/05) em Bagdá, capital do Iraque. – Foto: Ahmad Al-Rubaye/AFP

Duas bombas explodiram na manhã desta terça-feira (17/05) em Bagdá, capital do Iraque, causando a morte de pelo menos 45 pessoas e deixando outras 95 feridas. Os atentados ainda não foram reivindicados por nenhum grupo.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências intencionais de notícias, o primeiro atentado aconteceu em um mercado lotado que fica localizado no Distrito de Al-Sahaab, e o segundo ocorrei próximo ao Distrito de Al-Rasheed. As autoridades locais acreditam que o número de vítimas pode aumentar significativamente nas próximas horas.

Equipes de resgate, policiais, bombeiros e membros das Forças de Segurança já foram mobilizadas e enviadas para os locais dos atentados, que se encontram isolados e cercados.

Os corpos dos mortos estão sendo resgatados e levados para o necrotério da cidade, enquanto os feridos estão sendo socorridos e encaminhados para os hospitais.

As autoridades iraquianas já sabem que um dos atentados foi praticado por um carro-bomba, que explodiu próximo a um posto policial no Distrito de Al-Rasheed. O suspeito que dirigia o veículo também morreu.

Um porta-voz das Forças de Segurança, que preferiu não se identificar, disse em entrevista coletiva que o suspeito de ter praticado o atentado no Distrito de Al-Sahaab chegou ao mercado utilizando um colete com explosivos, os quais foram detonados quando se aproximou das pessoas, entre elas mulheres e crianças.

Apesar dos ataques ainda não terem sido reivindicados por nenhum grupo, as autoridades iraquianas acreditam que os mesmos foram cometidos por jihadistas do Estado Islâmico (EI), que tem promovido uma série de ataques na região.

Na última quarta-feira (11/05), vários atentados a bomba causaram a morte de 86 pessoas e deixaram outras 140 feridas. O mais grave deles atingiu um mercado no Bairro de Sadr City, de maioria xiita.

Na quinta-feira (12/05), jhadistas do EI atacaram um posto policial em Al-Entisar, causando a morte de três policiais.

Com informações das Agências Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo