Atentado a bomba deixa pelo menos 28 mortos e 61 feridos na Turquia

Uma forte explosão atingiu nesta quarta-feira (17/02) um comboio militar em Ancara, capital da Turquia, deixando dezenas de mortos e feridos.

Bombeiros turcos tentam controlar e apagar as chamas após a explosão em um comboio militar em Ancara, capital do país – Foto: AFP

Bombeiros turcos tentam controlar e apagar as chamas após a explosão em um comboio militar em Ancara, capital do país – Foto: AFP

Um ataque a bomba ocorrido na tarde desta quarta-feira (17/02) em Ancara, capital da Turquia, causou a morte de pelo menos 28 pessoas e deixou outras 61 feridas, segundo informações das autoridades locais.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque ocorreu nas proximidades do prédio do Parlamento Turco e do edifício que abriga a Força Aérea Turca, no Bairro Cankaya. A maioria das vítimas é formada por militares.

Segundo a Emissora de TV CNN Turk, a explosão atingiu três ônibus que transportavam militares, os quais estavam sendo transferidos de quartel.

Testemunhas disseram que a explosão provocou um incêndio de grandes proporções, que chegou a atingir outros veículos e prédios próximos. O fogo foi rapidamente controlado e extinto, tendo os feridos sido socorridos e levados às pressas para hospitais da região.

Uma fumaça negra e densa tomou conta dos céus de Ancara, que ficou parcialmente encoberto. As autoridades aconselharam os moradores a permanecerem trancados dentro de casa.

Um porta-voz do partido oficial do Governo Turco, o qual preferiu não se identificar, disse em entrevista coletiva que a explosão teria sido um “ato terrorista”. Ele não soube informar qual grupo seria o responsável pelo ataque.

A Turquia é uma das nações que condena os bombardeios aéreos na Síria feitos principalmente pela Rússia, e tem atuado quase que diariamente na Guerra Civil que assola o país vizinho.

Por causa dessa atuação, a Turquia tem sido alvo frequentes de atentados terroristas do Estado Islâmico, mas também tem sido alvo de ataques violentos praticados por militares do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Os ataques contra comboios militares na Turquia tem sido uma das táticas frequentes do PKK, que por enquanto, tem atuado de forma significativa no Sudeste do país, próximo à fronteira com a Síria, e onde estão membros da etnia curda.

Dois atentados recentes ainda estão na memória da população turca. O primeiro aconteceu em outubro de 2015, em Ancara, capital do país, e causou a morte de 103 pessoas e deixou outras 500 feridas. O Estado Islâmico reivindicou para si a autoria do ataque.

O segundo atentado aconteceu no dia 12 de janeiro deste ano, na cidade de Istambul, e deixou 10 mortos e 15 feridos. Na época, o Estado Islâmico também assumiu a autoria do ataque.

A Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia também foram alvos de ataques por parte do Estado Islâmico.

Com informações das Agências Reuters, AFP e CNN Turk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo