Atentado a bomba deixa pelo menos 21 mortos em Bagdá, no Iraque

Local do atentado a bomba ocorrido na manhã deste domingo (24/07) em Bagdá, capital do Iraque. – Foto: Khalid al Mousily/Reuters

Local do atentado a bomba ocorrido na manhã deste domingo (24/07) em Bagdá, capital do Iraque. – Foto: Khalid al Mousily/Reuters

Um atentado a bomba matou pelo menos 21 pessoas na manhã deste domingo (24/07) no Bairro Kadhimiya, em Bagdá, capital do Iraque. O número de feridos ainda é incerto, mas as autoridades locais estimam entre 20 a 35 vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado foi praticado por um homem-bomba, que detonou seus explosivos quando passava por um posto de controle do bairro, no norte da capital iraquiana, predominantemente de maioria xiita.

O Estado Islâmico já reivindicou para si a autoria do ataque, o qual, segundo o porta0voz do grupo radical, foi praticado por um de seus integrantes/jihadistas.

Testemunhas disseram que o suspeito se aproximou a pé do posto de controle, localizado na Praça de Aden, e quando iria ser revistado detonou os explosivos, matando policiais e civis iraquianos. Dois agentes de segurança e oito civis que estavam nas proximidades morreram na hora, tendo as demais vítimas morrido no hospital.

Equipes de resgate e policiais cercaram o local do atentado, que foi totalmente isolado. Ao lado do corpo do suspeito foi encontrado fragmentos de um colete e de explosivos.

A forte explosão danificou prédios e estabelecimentos próximos, e destruiu vários carros e viaturas policial.

Todos os feridos foram socorridos e levados a hospitais próximos, enquanto os corpos das vítimas fatais eram recolhidos e colocados lado-a-lado na calçada. Posteriormente, eles foram levados aos necrotérios.

Em um comunicado oficial divulgado pelo Estado Islâmico, o objetivo do ataque não era os civis, mas sim, soldados do Exército Iraquiano e membros das Unidades Paramilitares que apoiam o atual governo do Iraque.

Os jihadistas do Estado Islâmico costumam cometer atentados contra os membros da Comunidade Xiita, que é majoritária. Eles são vistos como hereges.

No dia 3 de julho deste ano, um homem-bomba matou 292 pessoas em um bairro comercial em Bagdá. Dois dias depois, um ataque contra um templo religioso xiita em Balad, no Norte de Bagdá, causou a morte de pelo menos 40 pessoas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo