Atentado a bomba deixa 54 mortos e 200 feridos no Paquistão

O atentado ocorreu durante um comício na cidade de Khar, na fronteira com o Afeganistão

Um ataque a bomba ocorrido neste domingo (30), na cidade de Khar, no Distrito de Bajur, no Paquistão deixou ao menos 54 mortos e mais de 200 feridos. O atentado aconteceu durante um evento político, em uma região que era um antigo reduto do Talibã.

Atentado a bomba deixa mortos e feridos no Paquistão neste domingo (30) – Foto: DW / Deutsche Welle

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado foi realizado por um homem-bomba, que se aproximou da multidão e detonou os explosivos. Testemunhas disseram que o ataque deixou centenas de vítimas, entre mortos e feridos.

Equipes de emergência e da polícia paquistanesa foram mobilizadas e enviadas para o local. O incidente já está sendo considerado pelas autoridades paquistanesas, como sendo um dos piores ataques já ocorridos no país nos últimos anos.

O comício reunia cerca de 400 membros e simpatizantes da seita religiosa conservadora Jamiat Ulema-e-Islam (JUI-F), do clérigo linha-dura Maulana Fazlur Rehman.

As autoridades paquistanesas disseram que o atentado foi praticado por um homem-bomba, que morreu no ataque. A identidade do suspeito ainda é desconhecida e, por enquanto, nenhum grupo assumiu a autoria do atentado.

Os feridos foram levados para hospitais da cidade – Foto: Pakistan’s Emergency Rescue 1122 Service / AFP

Imagens divulgadas pelas agências internacionais mostram cenas de horror, com corpos mutilados e espalhados pelo local, veículos destruídos e prédios seriamente danificados. Voluntários e policiais tentam levantar os feridos ensanguentados para coloca-los nas macas e, posteriormente, nas ambulâncias.

O local onde ocorria o comício desabou e soterrou dezenas de pessoas. Um rapaz de 24 anos fraturou o braço e conseguiu chegar até uma ambulância.

A Assembleia Nacional do Paquistão deve ser dissolvida nas próximas semanas, antes das eleições previstas para ocorrer em outubro ou novembro, enquanto os partidos políticos realizam campanhas e reuniões para lançar candidatos.

Com informações das Agências Deutsche Welle, France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo