Ataque a faca deixa 3 mortos em Marselha, no Sul da França

Carros da polícia cercam a Estação de Saint-Charles, em Marselha, no Sul da França, após o ataque ocorrido na manhã deste domingo (1º de outubro) – Foto: Claude Paris/AP

Um homem armado com uma faca atacou e matou na manhã deste domingo (1º de outubro), por volta das 08h45min (horário de Brasília), duas mulheres na principal estação de trem de Marselha, no Sul da França. O suspeito foi morto por soldados franceses que faziam a segurança na Estação de Saint Charles.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a motivação do ataque ainda é oficialmente desconhecida, mas as autoridades estão trabalhando com a possibilidade de atentado terrorista.

O chefe de polícia de Marselha, Olivier de Mazières, disse em entrevista coletiva que o número de feridos ainda é incerto, mas que aparentemente quatro pessoas teriam sido esfaqueadas pelo suspeito.

Olivier de Mazières pediu a todos que evitem a região e que os moradores próximos do local do incidente permaneçam em casa, já que existe o risco de haver outros suspeitos na área.

Buscas estão sendo realizadas em toda a região, tendo as autoridades francesas decidido colocar do o país em estado de alerta máximo.

Testemunhas disseram que antes do ataque o suspeito teria gritado “Allahu Akbar” (Deus é Grande), e que após ele se dirigiu a um grupo de pessoas esfaqueando-as.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que muitas pessoas entraram em pânico e que elas correram desesperadamente aos portões de saída. Algumas delas teriam ficado feridas na correria.

O ministro do Interior da França, Gérard Collomb, disse que o suspeito foi morto por militares do Grupo ‘Operação Antiterrorista Sentinela’ e que neste momento policiais estão vistoriando a casa do suposto terrorista.

Gérard Collomb disse ainda que pretende viajar imediatamente para Marselha, afim de acompanhar de perto as investigações do ataque. A identidade do suspeito não foi divulgada.

Já o Procurador da República Francesa, Xavier Tarabeux, informou que familiares do suspeito serão investigados e que todos já estão sob severa vigilância.

Uma testemunha, que pediu anonimato, disse à Agência Reuters ter visto o suspeito tirar uma faca da manga e esfaquear uma jovem, sendo que depois ele atacou outra mulher que estava nas imediações.

Após o ataque, o suspeito correu em direção à Praça Gare Saint-Charles, quando foi cercado pelos militares da Força Sentinelle. Como ele não se rendeu foi morto pelos policiais.

Equipes de emergência foram acionadas e rapidamente chegaram ao local. Uma das vítimas teve a garganta cortada e a outra foi esfaqueada no estômago. Ambas morreram quando estavam sendo atendidas no local do ataque.

Informações preliminares revelam que o suspeito possui entre 25 e 30 anos e não estava portando documentos.

A Estação de Saint-Charles foi fechada e não há previsão para ser reaberta. As autoridades francesas aconselham a todos a adiarem as viagens que estão programadas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo