ASL apresenta um dos heróis da História do Futebol em evento especial

Em evento especial, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras apresenta um dos heróis da História do Futebol.

Cocada (sem camisa) comemorando o seu antológico gol do título do Vasco (RJ) de 1988 – Foto/Imagem: Net / Google

Cocada (sem camisa) comemorando o seu antológico gol do título do Vasco (RJ) de 1988 – Foto/Imagem: Net / Google

Numa edição especial, acontecerá nesta segunda-feira (23), a partir das 19h, o Chá Acadêmico da ASL, que na ocasião traz uma concisa palestra e batepapo com o ex-atleta profissional Luiz Edmundo Lucas Corrêa, o inesquecível ‘Cocada’, que jogou em grandes clubes e teve o seu auge no Vasco da Gama. Com entrada franca, o evento será na sede atual da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Rua Rui Barbosa, 2624 – Centro – Campo Grande.

O evento aberto ‘Chá Acadêmico da ASL’, que congrega acadêmicos, escritores, e amigos da cultura, acontece mensalmente e traz sempre um ilustre palestrante convidado. Com 44 anos de fundação, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é a mais alta e representativa entidade literária do Estado. A ASL possui o seu site no endereço: www.acletrasms.com.br.

Nascido em Campo Grande e pertencente a uma família de atletas (que teve como maior destaque o seu irmão Müller, que inclusive jogou na seleção brasileira de futebol), Cocada fez história ao marcar um dos gols mais surpreendentes do Maracanã, na final do campeonato carioca de 1988, no clássico Flamengo x Vasco, gol este que garantiu (depois de 38 anos) um bicampeonato ao Club de Regatas Vasco da Gama, que tinha em seu elenco, naquela partida, craques como Romário, Geovani, Bismarck, Paulo Roberto, e outros. Cocada, que estava no banco de reservas, entrou no jogo aos 41 minutos do segundo tempo, fez o golaço aos 44, e – por ter tirado a camisa na comemoração – foi expulso, aos 45. Saiu aplaudido como herói pela imensa torcida vascaína. Assim, naquela noite, ele profetizou: “Nos anais do Vasco da Gama vai estar escrito, daqui a 20 anos, que o Vasco conquistou o bicampeonato com um gol aos 44 minutos, do Cocada, que entrou em campo aos 41 e que foi expulso aos 45”.  Durante a sua carreira, Cocada atuou também no Operário (MS), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Guarani (SP), Santa Cruz (PE), Americano (RJ), Farense (Portugal), São José (SP), e Londrina (PR).

Neste link, a seguir, o vídeo (que se encontra na internet) mostrando o marcante gol e detalhes da saga do predestinado Cocada:

http://www.youtube.com/watch?v=QaVnRDWnUzA&feature=share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo