“Às Margens do Ipiranga” reflete desigualdade histórica brasileira

  • Obra literária faz emergir, de forma visceral, descompasso político, social e econômico e seus impactos na sociedade brasileira;
  • Celso Luiz Tracco estende reflexão, por meio de histórias típicas de famílias desassistidas, sobre temas como violência urbana, preconceito e fé inabalável

A narrativa se passa na cidade de São Paulo, conhecida e propagada como a terra das oportunidades e cidade que mais cresce no mundo. De forma cronológica e nada abstrata, conta histórias de famílias muito carentes economicamente, que buscam sobreviver em uma sociedade desigual e repleta de obstáculos sociais, éticos e morais.

Livro ‘As Margens do Rio Ipiranga’ – Foto: Divulgação

Às Margens do Ipiranga – A esperança em sobreviver numa sociedade desigual remonta, a partir de recursos literários, e baseado em fatos reais, os cenários políticos das últimas seis décadas que vão desde a posse de Getúlio Vargas, a chegada do regime militar, o impeachment de Collor, e a passagem de Luiz Inácio Lula da Silva pela presidência do país. Sempre com um viés crítico, escancara as mazelas vividas pela população e a ausência de condições mínimas para o desenvolvimento humano sob a atuação do Estado.

Como manter a esperança e perspectiva de oportunidades igualitárias, condições dignas de vida em um cenário tão caótico – seja do ponto de vista político, econômico ou social -, e onde os 10% mais ricos sempre detiveram e continuam detendo mais de 50% da renda nacional?

O autor se debruça sobre esta realidade com notável dedicação e habilidade, aproximando o leitor das consequências (des)humanas de todo esse processo. Pobreza extrema, crescimento da violência, corrupção endêmica, preconceito e indiferença, por um lado, são alguns dos efeitos apresentados. De outro modo, e de maneira concomitante, a história é repleta de exemplos de bondade, solidariedade e esperança, avançando entre dois legados distintos para uma única realidade.

Livro Às Margens do Ipiranga

Autor: Celso Luiz Tracco

Páginas: 221

Editora: Palavra & Prece

Gênero: Ficção
Onde comprar: Livraria Cultura / Livraria Saraiva / Livraria Loyolla / Amazon

Sobre o autor

Escritor Celso Luiz Tracco – Foto: Divulgação

Master Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, o paulistano Celso Luiz Tracco, é economista, administrador de empresas e mestre em teologia sistemática.

Colaborou por mais de 30 anos em diversas empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e no exterior, em cargos de gerência e diretoria.

Autor de obras como “Vencendo nos relacionamentos” e “O jogo não acabou” é, também autor de diversos capítulos de livros e artigos sobre comportamento e relacionamento humano.

É palestrante, consultor empresarial e master coach de vida e profissional.

Sinopse:

Às margens do Ipiranga – A Esperança em sobreviver numa sociedade desigual (Ed. Palavra & Prece), 221 paginas.

Usando de recursos literários de ficção histórica, o autor aborda a gravíssima questão social brasileira: desigualdade, violência urbana, preconceitos, favelização crescente, religiosidade, falta de esperança ou esperança utópica. Reflexivo e bem elaborado, o enredo tem como pano de fundo o ineficiente e corrupto sistema político brasileiro e meandros da sobrevivência do dia-a-dia da grande maioria da população brasileira. Chega o momento do BASTA, e da procura por uma vida mais autêntica, ética e plena.

Do encontro de dois personagens diametralmente opostos na escala social pode surgir uma verdadeira transformação tendo-se como base padrões éticos e morais. O capital aliado ao trabalho pode produzir frutos sem haver a exploração natural de um pelo outro? Existirá uma saída digna e humana para o atual sistema político-econômico?

O desenvolvimento da narrativa se passa em São Paulo, então acunhada de “a cidade que mais cresce no mundo”, entre meados do século XX e os dias atuais.

Impossível não se identificar, e torcer, por alguns dos personagens de “Às Margens do Ipiranga”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo