Artes Irmanadas no Evento “Vias do Infinito Ser” na UFMS

(Rubenio Marcelo, Marcelo Fernandes e Monteiro Zátula em interação artística)

Monteiro Zátula, Marcelo Fernandes e Rubenio Marcelo (Evento Vias do Infinito Ser na UFMS) – Foto: Divulgação

Compondo a programação do Integra UFMS 2022, aconteceu na quarta-feira (26/10) – no Auditório 1 do Complexo Multiuso do Campus Cidade Universitária – o evento “Vias do Infinito Ser”: um programa especial pelo Cursinho da UFMS sobre o livro do poeta Rubenio Marcelo, que está atualmente indicado no conteúdo programático do Vestibular UFMS e também PASSE UFMS.

Foi um evento muito bem estruturado e que foi muito aplaudido pelo público que lotou as dependências do auditório: na maioria jovens vestibulandos (alunos e professores do Cursinho da UFMS e de outros Cursos/Escolas de Campo Grande), na ocasião, Rubenio Marcelo apresentou concisamente o seu livro “Vias do Infinito Ser”, em interação artística com dicções de poemas da obra: com o artista angolano Monteiro Zátula, e música clássica/violão com o Prof. Dr. da Ufms: Marcelo Fernandes.

Do livro, foram destacados (no evento) poemas emblemáticos como: “Vias do infinito Ser”, “Acalanto”, “Falésias”, “O Velho”, “Âncoras do tempo”, “Refúgio”, e “Pelos Caminhos Essenciais da Poesia”, que possuem características existenciais e/ou metalinguísticas. Referidos textos poéticos foram lidos com ênfase pelo artista Monteiro Zátula, sempre ao fundo violonístico envolvente de Marcelo Fernandes, que priorizou peças clássicas de Villa-Lobos e outros.

Já na sua 2ª edição, o livro “Vias do Infinito Ser”, de Rubenio Marcelo, possui vasta fortuna crítica. A ilustre ensaísta e poeta Ana Maria Bernardelli, por exemplo, afirma que: “este é um daqueles livros que superam sua função de conter poemas para serem lidos e apreciados com reverência e consideração. Torna-se, desde a primeira leitura, um guia da enigmática espiritualidade humana diante de um mundo tão inescrutável quanto. Um tratado a ser consultado tanto nos momentos aflitivos como na “azulecência” do sorriso calmo… sustenta-se na leitura silenciosa e filtra dimensões da vida cotidiana que se alojam em nossa mente e lá permanecem questionando-nos, disciplinando-nos a um esforço mental prazeroso e necessário”.

Realmente, perscrutando os poemas de Vias do Infinito Ser, sentimos que, ao conceber naturalmente o perfil estético deste seu livro, Rubenio Marcelo sintonizou-se com um ser lírico empreendendo livremente uma viagem por dentro de si e pelo íntimo fecundo da linguagem, na esteira daquele preceito de Heidegger: “a linguagem é a morada do ser”. Com efeito, neste sentido, o prefaciador da obra nos lembra que é através da linguagem que o ser se aproxima ao infinito, especialmente na relação com a expressão artística, mormente a arte poética, na criação que transcende e que pode ascender à dimensão do metafísico. Assim, temos a poesia como vetor da busca do conhecimento do nosso ser, num plano que difere do simples aspecto humano, conciliando os ditames da essência, tudo em linguagem acessível e reflexiva, visando também ao crescimento pessoal dos leitores.

_____________________________________

*Geraldo Ramon Pereira é poeta, professor e ensaísta. Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (Cadeira nº 39) e autor de vários livros publicados. Também músico/compositor, reside em Campo Grande-MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo