Arqueólogos e pesquisadores italianos podem ter encontrado os restos mortais de Mona Lisa

Local onde supostamente foram encontrados os restos mortais de Lisa Gherardini, a jovem que se acredita tenha servido de modelo para Leonardo da Vinci pintar a ‘Mona Lisa’ – Foto: Francesco Bellini/AP

Local onde supostamente foram encontrados os restos mortais de Lisa Gherardini, a jovem que se acredita tenha servido de modelo para Leonardo da Vinci pintar a ‘Mona Lisa’ – Foto: Francesco Bellini/AP

Arqueólogos e pesquisadores italianos divulgaram na manhã desta quinta-feira (24/09), a informação de que foram encontrados fragmentos de ossos que podem ser de Lisa Gherardini, a mulher que foi imortalizada por Leonardo da Vinci em seu mais famoso quadro/tela, ‘Mona Lisa’.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, ainda não é possível afirmar que os restos mortais encontrados sejam de fato da mulher que serviu de modelo para Leonardo da Vinci, mas se sabe que ela foi esposa do mercador florentino Francesco del Giocondo.

O quadro da ‘Mona Lisa’, conhecida em italiano como ‘Gioconda’, encontra-se atualmente no Museu do Louvre, em Paris, na França, e possivelmente é a pintura mais conhecida e famosa em todo o mundo. Ela exibe o sorriso enigmático de uma jovem, que com as mãos dobradas suavemente no colo, encanta a todos.

Apesar de ainda não ser possível confirmar que os restos mortais encontrados sejam de fato da ‘Mona Lisa’, muitos pesquisadores e historiadores acreditam que se fato seja de Lisa Gherardini, a jovem que serviu de modelo para Leonardo da Vinci.

Arqueólogos italianos iniciaram a busca pelo corpo da Mona Lisa há cerca de três anos, em um convento onde ela teria passado seus últimos dias. Além disso, eles obtiveram permissão para abrir a tumba da Família Giocondo em uma Igreja de Florença, com o objetivo de obter uma comparação de DNA.

Vários corpos foram encontrados e recuperados, mas os testes de carbono realizados nele mostraram que somente um grupo de fragmentos de ossos era realmente do início do Século 16, quando Lisa Gherardini vivei e quando o quadro ‘Mona Lisa’ foi pintado.

O diretor do Comitê Nacional da Itália para a Divulgação do Patrimônio Histórico e Cultural, Silviano Vicenti, disse que a documentação existente sobre o local do sepultamento e os testes científicos já realizados demonstram que finalmente os arqueólogos e pesquisadores encontraram de fato a sepultura de Lisa Gherardini, a ‘Mona Lisa’.

“Se você me perguntasse o que eu, pessoalmente, subjetivamente, acho e sinto, diria que acredito que a encontramos”, disse Silviano Vicenti, a repórteres italianos.

Com informações da Agência Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo