Antiga mansão de Goebbels em Berlim continua abandonada e autoridades não conseguem vendê-la

Vista da fachada da mansão em Berlim, na Alemanha – Foto: Divulgação

Vista da fachada da mansão em Berlim, na Alemanha – Foto: Divulgação

Uma antiga mansão histórica, localizada nas proximidades de Berlim, capital da Alemanha, e que pertenceu a Joseph Goebbels (1897 – 1945), ministro da Propaganda do Terceiro Reich durante a Segunda Guerra Mundial, encontra-se desocupada e abandonada há várias décadas, causando transtornos as autoridades berlinenses.

O Governo de Berlim colocou a propriedade à venda por diversas vezes, mas ninguém se interessou pela casa/mansão, que possui 70 cômodos, sala de cinema, e até mesmo um bunker e um lago particular. O anúncio, apesar de convidativo, não atrai interessados, talvez porque o imóvel tenha pertencido ao principal assessor de Adolf Hitler, ditador nazista que dizimou cerca de seis milhões de pessoas em campos de concentração.

Historiadores ouvidos pela equipe de reportagem afirmam que o local era o refúgio romântico predileto de Goebbels, e que ele costumava levar para a residência suas amantes.

Governo de Berlim tenta vender a mansão de Joseph Goebbels desde 2006, mas não encontra interessados. A propriedade fica localizada a 40 km de distância de Berlim e escapou praticamente ilesa dos bombardeios aéreos que devastaram a cidade.

Interior da mansão que outrora pertenceu a Joseph Goebbels, ministro da Propaganda na Alemanha Nazista – Foto: Divulgação

Interior da mansão que outrora pertenceu a Joseph Goebbels, ministro da Propaganda na Alemanha Nazista – Foto: Divulgação

Entre maio e agosto de 1945, após a derrota da Alemanha Nazista e o suicídio de seu proprietário, a propriedade foi confiscada pelas autoridades soviéticas, tendo sido posteriormente entregue ao Governo da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental).

Ao longo dos anos, uma universidade marxista foi construída nas proximidades, e suas dependências viram um anexo do estabelecimento de ensino.

Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha (1941 – 19450, antigo proprietário da mansão – Foto: Divulgação

Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha (1941 – 19450, antigo proprietário da mansão – Foto: Divulgação

Após a dissolução da União Soviética, e a reunificação da Alemanha em 1989, a universidade deixou e existir e a antiga mansão de Joseph Goebbels foi novamente desocupada, permanecendo abandonada durante toda a década de 1990.

Em 2002, o Governo de Berlim reformou a propriedade, mas para mantê-la, teria que desembolsar cerca de 100 mil euros (R$ 300 mil) ao ano, custos que não poderia arcar. A propriedade então, foi colocada à venda em 2006 e 2008, mas as ofertadas apresentadas pelos interessados foram rejeitadas.

Um dos temores das autoridades alemãs é que a propriedade seja adquirida por neonazistas, e que o local seja transformado em um santuário de veneração a Hitler, Goebbels e outros nazistas proeminentes do 3º Reich.

Para as autoridades de Berlim, mais importante que se livrar da propriedade ou de conseguir um preço alto, é conseguir um comprador que transforme o local em benefício da comunidade. Uma das possibilidades é transformar a mansão em um spa, um hotel, uma clínica médica, ou então, na sede de uma empresa.

Os responsáveis pela venda do imóvel não informaram o valor do imóvel, mas analistas acreditam que a mansão esteja sendo negociada por 10 milhões de euros.

Com informações das Agências Reuters, Deutsche Welle e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo