Alckmin se reúne com Borrell para discutir acordo UE-Mercosul

Negociações estão travadas desde o começo de dezembro

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, discutiu com Josep Borrell, alto representante da União Europeia para Política Externa, o andamento das negociações para o acordo entre o Mercosul e a UE.

Geraldo Alckmin durante um fórum em Brasília

Geraldo Alckmin durante um fórum em Brasília (Foto: Ansa)

Os políticos brasileiro e espanhol se reuniram na Guatemala, onde participaram da cerimônia de posse do mandatário Bernardo Arévalo.

“Discutimos o andamento das negociações de um acordo Mercosul-UE equilibrado e que traga mais comércio e prosperidade para os nossos povos”, afirmou Alckmin.

Borrell, acrescentou o vice-presidente, “também manifestou apoio e interesse pela pauta da presidência brasileira do G20 e destacou a necessidade de reconectar nossas regiões”.

As negociações do acordo estão travadas desde o fim de 2023, quando o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que era contra o texto na COP28.

Alckmin também se encontrou com a chanceler do México, Alícia Bárcena Ibarra, e participou de uma reunião entre vários representantes da América Latina, da Europa e do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo