Ah… o verão!

Proteja os cabelos do sol, mar e piscina

A água do mar, por ser salgada, danifica os cabelos – Foto: Lana Brasiles/Reprodução

O verão no Brasil começou em dezembro de 2022 e termina somente em março de 2023, provavelmente essa seja a estação mais esperada do ano com os dias mais longos, temperaturas mais altas e sol constante, e nada é mais gostoso que tomar um banho de mar ou piscina e aproveitar para dar aquela bronzeada não é mesmo?

Mas se você não se cuidar, os efeitos do sol ficam logo visíveis inclusive nos cabelos. Por isso, alguns cuidados especiais são necessários para você continuar linda e aproveitar a estação do jeito que você merece.

Nessa época do ano os cabelos ficam expostos a fatores externos que podem danificar os fios, o verão merece uma atenção super especial quando o assunto é saúde capilar, pois com o aumento das temperaturas o sol é um dos principais responsáveis por tirar a umidade dos nossos fios, tornando os cabelos ressecados e frágeis, além disso, o sol, o cloro e água salgadas dão uma “mãozinha” para os raios solares, aumentando os danos nos cabelos.

Também é no verão que prendemos mais as madeixas, na tentativa de amenizar o calor. Fios fragilizados podem quebrar com mais facilidade pelo atrito com acessórios para prender os cabelos, favorecendo o frizz.

Viu como o cabelo pode sofrer com o “calorão” do verão? Por essa razão, produtos para cuidar do cabelo no verão é essencial e que não pode faltar no seu hair care, mas vamos a seguir e falar mais um pouquinho sobre eles.

young beautiful brunette woman resting in the swimming pool on the sunny day

De acordo com os cabelereiros profissionais, Anderson Batista, e Régis Sicoti que são sócios proprietários do Authentic Salon e embaixadores da marca de cosméticos vegana Lana Brasiles o cabelo quando é exposto ao sol e à água do mar ou piscina faz com que seja ocasionado a perda de pigmentação, deixando os fios sem brilho e ressecados, sofrendo com a degradação de sua fibra.

Anderson Batista, Hair Stlylist – Foto: Divulgação

“É fundamental aplicar produtos com proteção solar nos fios antes que entrem em contato com a água. Para piscinas, abuse do Óleo que hidrata profundamente e aciona a capacidade de retenção da umidade nos fios, antes molhe os cabelos e aplique o óleo sobre toda sua extensão, após sair da piscina molhe novamente para retirar qualquer resíduo, lave os cabelos com Shampoo adequado para o verãona lavagem dos fios, use sempre água fria ou morna, pois a água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar e aumentar a oleosidade, não esfregue a região com as unhas, pois pode provocar feridas e até estimular o aparecimento de caspas. Faça na sequência uma hidratação com uma máscara rica em ativos hidratantes e óleos vegetais, você também pode apostar na umectação capilar para assim evitar o ressecamento dos fios”, ressalta Anderson.

“O mar causa muito mais o ressecamento dos fios, então é de suma importância a utilização de protetores térmicos, antes de entrar no mar, utilize um Spray Reconstrutor, para obter cutículas seladas, maciez, fios fortalecidos, ou um bom Leave-in, que tenha uma combinação de óleos e ativos de reparação profunda, para que assim possa agir recuperando os danos estruturais dos cabelos. Após a praia, no banho lave os cabelos com shampoo com pH equilibrado e faça uma nutrição, procure nutrir os fios utilizando produtos hidratantes, como Manteiga de Karité e Coconut, para restaurar, invista nas máscaras de reparação intensiva, Cabelos descoloridos a atenção é redobrada”, Afirma Régis.

Régis Sicoti, Hair Stlylist – Foto: Divulgação

Se você for passar bons dias curtindo a estação no mar e piscina, então o cronograma capilar será a aliada perfeita para curtir o verão na água. Ainda segundo o Anderson Batista, as três bases do cronograma capilar é uma agenda de tratamentos que combina hidratação, nutrição e reconstrução intercaladas durante a lavagem dos fios, se os produtos forem veganos melhor ainda a performance.

“Shampoo sempre natural e sem sal, quando for comprar um shampoo, além de ver se ele não tem sulfato, olhe também se ele é sem sal. Para saber se o produto é livre destes produtos, a dica é ler o rótulo, o sulfato costuma aparecer com os nomes sodium lauryl sulphate ou sodium laureth sulphate e o sal como sodium chloride.

Condicionador é essencial para manter o cabelo hidratado diariamente, além de selar as cutículas dos fios, desembaraçar e dar toque suave ao cabelo, invista em formulações livres de petrolatos (substâncias derivadas de petróleo), parabenos (conservantes) e silicones.

Use máscaras de tratamentos, em especial de hidratação e recuperação, o recomendado é realizar aplicações semanais com uma máscara rica em ativos hidratantes, aminoácidos, blend de vitaminas e óleos vegetais, com isso você garante cuidado intensivo e completo, desde a reparação da fibra capilar danificada até a proteção prolongada, fio a fio.

E para finalizar o item que não pode faltar é um Leave-in, pois é um produto sem enxágue, usado para disciplinar os fios, perfeito para hidratação e brilho extra que irá dar uma camada protetora, minimizando danos externos e a perda hídrica e de nutrientes pela fibra capilar. Garantir que o seu leave-in tenha protetor térmico, é muito importante em todas as estações, mas principalmente no verão, onde a exposição ao sol e ao calor é maior”, finaliza o Hair Stylist.

E aí, está preparada para o verão?

*Quem colaborou com a matéria: Anderson Batista, e Régis Sicoti, idealizadores do Authentic Salon localizado em Moema, São Paulo, ambos embaixadores da marca de cosméticos vegana Lana Brasiles, lançada no Brasil em 2019 e já presente em mais de 40 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo