Administração de bens por holding e a tributação sobre venda de imóveis rurais são temas de palestra na 53ª Expoagro

Foto: Divulgação

De acordo com dados do último Censo Agropecuário, dos 5,2 milhões das propriedades rurais no Brasil, 1,5 milhão, ou quase um terço, foram obtidos por herança. Porém, segundo o Sebrae, 70% dos negócios familiares encerram as atividades com o falecimento do dono. Apenas 30% sobrevivem à segunda geração e 5% chegam a terceira. Para orientar o produtor rural sobre a importância do planejamento sucessório, a 53ª Expoagro, em Dourados (MS) contou com palestras e debates sobre os caminhos para a sucessão familiar.

Na palestra “Holding Familiar no Agronegócio”, o especialista Rodolfo Souza Bertin falou, nessa segunda (15) sobre como proteger o patrimônio e evitar atritos familiares no caso do falecimento do patriarca. O palestrante abordou as condutas que devem ser adotadas em vida para garantir a segurança na sucessão e falou sobre as vantagens tributárias da holding familiar no agronegócio.

Bertin afirmou que uma holding familiar tem como objetivos a gestão patrimonial, a sucessão pacífica, a redução da carga tributária e a proteção do patrimônio. Na constituição da holding a família pode optar pela criação de uma empresa de natureza limitada, sociedade anônima ou uma Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), onde o patriarca faz a doação das quotas da empresa para os filhos e continua com o usufruto para gerir, administrar e tomar as decisões pela empresa. “O mais importante é que todas as regras, inclusive sobre a venda das cotas, estejam bem claras no contrato social”, esclareceu.

No mesmo dia, foi promovida a palestra “Holding administradora de bens e a tributação na venda de imóveis rurais”. Os participantes puderam entender sobre o funcionamento pleno e de fato de uma empresa administradora de bens, sua metodologia de constituição e operacionalização, cuidados a serem tomados, suas vantagens e desvantagens, especialmente relacionados a imóveis rurais.

O contador Audrey Bazanella Rosa, contador, sócio da Controlsul Gestão Empresarial, também comandou palestra, na sequência, que abordou ainda as possibilidades de tributação na ocasião da venda, comparando com a forma de tributação tradicional se o imóvel for pertencente a uma pessoa física.

Sobre a Expoagro

A Expoagro é uma tradicional feira agropecuária, realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Dourados. Em sua 53ª edição, o evento traz ao público as últimas novidades do mercado agrícola e pecuário, exposições, leilões, shows musicais, entre outras atrações. O evento é organizado pela Sato Comunicação e conta com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS, Prefeitura Municipal de Dourados, Brahma, Governo de MS, Unigran, UEMS, Sicredi, Incorporadora São Bento, Hotel Ibis e Hotel 10.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo