ABC Cerrado: Capacitação e assistência geram rentabilidade no campo

Foto: Divulgação

Desde 2015 o Programa ABC Cerrado, promovido pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural. Alia capacitação e assistência técnica, como alternativa para mitigar a ação dos gases de efeito estufa e, consequentemente, aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade na atividade rural.

Muitos produtores têm aderido ao programa e já sentem a diferença no pasto e, mais ainda, no bolso. Em 2016, foram formadas 20 turmas, com atendimento a 196 propriedades e 4.084 horas de consultorias aplicadas em propriedades pela metodologia de ATeG.

Há 24 anos, em São Gabriel do Oeste, o produtor rural e médico veterinário Renê Miranda Alves trabalha com a seleção de touros Nelore direcionados a produtores de bezerros de corte e, desde o segundo semestre de 2016, participa do ABC Cerrado. “Aliou a experiência que a gente tinha e tem ajudado a medir melhor os resultados. Esse monitoramento técnico contínuo tem feito muita diferença”, aponta.

Sob o auxílio do técnico de campo Senar/MS o produtor desenvolve um trabalho de correção de solo e adubação de pastagens na fazenda. “O maior gargalo é no período da seca com a suplementação. Nesse ano preparamos uma área de sorgo e milho para atender essa necessidade dos animais de desmama. Agora vamos aguardar a avaliação da produtividade para comparar as diferenças. O solo arenoso não segura tanto a umidade e o capim sente mais. Esse ano fizemos, por duas vezes, adubação nitrogenada com ureia. Sem chuva tivemos perdas em relação ao adubo”, afirma Renê destacando ainda que os animais destinados a leilão recebem suplementação com ração, em piquetes, numa proporção de 0,4 a 0,6% do peso vivo.

“Eu tenho reparado que há uma grande troca de informação. A cadeia é muito complexa. Não é uma receita de bolo, você vai ajustando para o modelo de cada propriedade, chegando no melhor potencial do rebanho e consequentemente financeiro”, explica o agrônomo e técnico de campo do Senar/MS, Dener Melotto.

Troca familiar – Do outro lado da estrada, está a propriedade do irmão de Renê, Romeu Miranda Alves, zootecnista e produtor rural. Em trabalho conjunto com o irmão, também aderiu ao ABC Cerrado em 2016 e até dezembro de 2017 está recebendo todas as orientações do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS.  “Depois do treinamento teórico em setembro, já começamos a reforma do pasto em outubro, seguindo as recomendações do ABC Cerrado, novembro jogamos semente e dezembro começamos a utilizar. Essa experiência do campo agregou muito”, declara Romeu.

Além da assistência no campo, o produtor aponta que o auxílio gerencial deu maior suporte para as atividades. “Às vezes no dia a dia essa parte do gerenciamento de dados passa batido, e no ABC Cerrado você segue um cronograma exato dos registros dos dados. Esse norte da programação de caixa só fortalece a gestão da propriedade”, diz.

Dia de Campo – No próximo dia 29 de abril os técnicos do Senar/MS vão apresentar os resultados do ABC Cerrado na Fazenda Guavirá Poty, do pecuarista Renê Miranda. Em São Gabriel do Oeste, entrar sentido Areado, chegando no Areado, no posto de gasolina, pegar a direita, seguir por 15,5 km até a Fazenda Guavirá Poty.

Sobre o Programa ABC – Os interessados em participar das novas turmas do Programa ABC Cerrado têm até o dia 15 de maio para se inscreverem. As capacitações são gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações com a coordenação do programa pelo telefone (67) 3320-6969.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo