2º Fórum de Fotoperformance traz a Belo Horizonte nomes de referência da arte contemporânea brasileira

Evento ocupa o Teatro Francisco Nunes entre 12 e 14 de abril com programação gratuita de palestras e mesas; apresentações de obras criadas durante residência artística e bate-papo com selecionados marca encerramento no dia 15, no ESPAI

Foto: Divulgação

Primeiro evento dedicado exclusivamente ao segmento da fotoperformance no Brasil, o Fórum de Fotoperformance (FFP) chega à sua segunda edição em Belo Horizonte neste ano. Aberta ao público, a programação acontece entre os dias 12 e 14 de abril, no Teatro Francisco Nunes, trazendo palestras e mesas-redondas com referências da produção brasileira de fotoperformance. A lista de convidados inclui nomes nacionais como Lenora de Barros (SP), Paulo Brusky (EP) e Rafa Bqueer (RJ), além de artistas mineiros como Marco Paulo Rolla, Randolpho Lamonier e Sara Não Tem Nome. O evento conta, ainda, com a apresentação dos trabalhos criados pelos cinco selecionados para a residência artística desta edição, que será realizada no dia 15 de abril, no ESPAI, no bairro Santa Efigênia. As entradas para a programação no Teatro Francisco Nunes são gratuitas e devem ser retiradas antecipadamente pela internet; para o atelier aberto da residência artística, o acesso é aberto ao público, sem retirada prévia de ingressos. Mais informações em www.forumfotoperformance.com.

A abertura do 2º Fórum de Fotoperformance ocorre no dia 12 de abril, quarta-feira, às 18h30, com a palestra da artista visual e poeta paulistana Lenora de Barros. Na sequência, às 20h, será realizada a primeira mesa-redonda da programação, que traz como convidados os artistas Rafael Bqueer (RJ), Marco Paulo Rolla (MG) e Linga Acácio (CE), com mediação de Adolfo Cifuentes (MG). “O primeiro dia de Fórum foi pensando pela pauta da diversidade, trazendo ao centro do debate corpos trans, periféricos e pretos. Na abertura serão mostradas algumas fotos desses artistas, que possuem obras fortes e extremamente urgentes para os dias de hoje”, afirma Ludmilla Ramalho, que divide a curadoria com Lucas Dupin. “O Fórum é um evento criado e pensado por artistas, o que faz muita diferença. A linha curatorial propõe o encontro de gerações pensantes e fazedores do campo, juntando as mais diversas maneiras de fazer e pensar a arte contemporânea, a fotoperformance e a videoperformance”, completa.

O evento continua no dia 13, sexta-feira, com palestras de Lia Chaia (SP), às 14h30, e Uyra Sodoma (AM), às 18h. A programação também inclui duas mesas-redondas, que acontecem respectivamente às 16h30 e às 20h: a primeira, mediada por Cris Fornaciari (MG), conta com Lia Chaia, Uyra Sodoma e Luciana Magno (PA/SP); e a segunda tem como convidados Lenora de Barros e Paulo Bruscky, com mediação de Almir Brito Cadôr (MG). No dia 14, sábado, às 18h30, é a vez da palestra de Paulo Bruscky, um dos cânones da fotoperformance brasileira, que precede a última mesa do evento, marcada para às 20h e mediada por Júlio Martins (MG), com Sara Não Tem Nome (MG), Victor Galvão (MG) e Randolpho Lamonier (MG). “A curadoria traz muitos artistas locais, já que estamos em uma cidade com história no campo da performance e da fotografia. Portanto, fazer o Fórum em BH também é um modo de descentralizar e ampliar a discussão. Queremos juntar artistas locais com artistas de outros estados; artistas iniciantes com precursores dessa pesquisa no Brasil, como Lenora de Barros e Paulo Bruscky”, pontua Ramalho.

De acordo com os curadores, neste ano do Fórum de Fotoperformance amplia o número de convidados da primeira edição, ocorrida em 2019. “Traremos à cidade uma programação ainda mais volumosa, que mescla artistas de várias gerações, pesquisadores, curadores e críticos, evidenciando a multiplicidade de abordagens quanto ao tema da fotoperformance e da arte contemporânea em geral”, afirmam Ramalho e Dupin. “Acreditamos que nenhum outro evento já reuniu tantos artistas e pensadores desse campo. Esperamos receber tanto presencialmente quanto virtualmente a participação de pessoas de diversas partes do país, uma vez que nossa programação contará com transmissão ao vivo em nossas redes”, completam.

Residência artística

O Fórum de Fotoperformance (FFP) encerra sua programação apresentando ao público os resultados da residência artística desta segunda edição. O atelier aberto acontece no ESPAI, no dia 15, sábado, das 10h às 15h, e inclui bate-papo com os cinco selecionados: Bárbara Macedo (MG), Dariane Martiól (PR), Dyana Santos (MG), Nino Rezende (MG) e Val Souza (BA). Os artistas foram escolhidos dentre um total de 233 inscrições, vindas de todos os estados brasileiros e avaliadas cuidadosamente pelo júri composto pelos curadores e coordenadores do FFP, Ludmilla Ramalho e Lucas Dupin, e pelo fotógrafo Guilherme Cunha, convidado para acompanhar todo o processo da residência. Os participantes receberam cachê individual de R$1.500 e puderam viabilizar suas propostas com o auxílio de profissionais do ramo, em um processo que contou com uma etapa virtual (de 15 a 27 de março) e outra, presencial (de 28 de março a 15 de abril).

Ludmilla Ramalho destaca que o número de inscrições deste ano bateu o recorde da edição anterior, sendo a maioria das propostas vindas de fora de Minas Gerais – o que evidencia o alcance que o evento tem conquistado. “A seleção buscou contemplar diferentes abordagens sobre o universo da fotoperformance e, ao mesmo tempo, levar em conta a diversidade das inscrições enviadas. O desafio foi criar um coletivo de residentes que fosse diverso em propostas e pessoalidades, superando a grande dificuldade de escolher apenas cinco de 233 nomes”, pontua a curadora, ressaltando que os trabalhos se desdobram por diferentes temas e suportes. “Em um mesmo ambiente, teremos pesquisas totalmente diferentes, como a da artista paranaense Dariane Martiól, que lida com o tensionamento do universo familiar, e a da mineira Dyana Santos, que usa esculturas/vestimentas criadas artesanalmente para a produção de fotoperformances inéditas”.

Para os curadores Ludmilla Ramalho e Lucas Dupin, o intercâmbio de experiências é o ponto mais importante do Fórum de Fotoperformance – tanto com relação à programação de convidados quanto no que diz respeito à residência artística. “O que mais nos interessa no Fórum é o encontro. Não à toa, todos os artistas convidados participarão dos quatro dias de evento, para que essa troca de fato aconteça: com a cidade, com os artistas locais, entre os artistas convidados e com os artistas residentes”, afirma Ramalho. “Sem dúvida, a troca que acontecerá durante a programação e na apresentação dos trabalhos da residência artística será muito transformadora, não apenas para nós organizadores, mas também para a cidade”, completa Lucas Dupin.

O 2° Fórum de Fotoperformance tem patrocínio da Uni-BH e é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) de Belo Horizonte.

Sobre o evento

Mas, afinal, o que é fotoperformance? Fotografia ou performance? Registro ou obra? Essas são algumas questões que motivaram a criação do Fórum de Fotoperformance, cuja primeira edição aconteceu em 2019, em Belo Horizonte. Idealizado por Ludmilla Ramalho, Lucas Dupin e Luiza Palhares, trata-se do primeiro fórum dedicado à discussão da fotoperformance sob diferentes perspectivas com a participação de artistas, curadores e pesquisadores de diversas partes do Brasil.

Na primeira edição do evento, ocorrida no BDMG Cultural, participaram da residência artística seis artistas, selecionados entre 150 inscritos de todo o país. A programação teve a participação de nomes renomados da fotografia, da performance e das artes visuais, tais como Rodrigo Braga, Ayrson Heráclito, Luciano Vinhosa, Aleta Valente, Paulo Nazareth, Marcos Hill, Dalton Paula, Júlia Rebouças, Lenora de Barros, Carlos Mendonça, Ana Luisa Santos, Guilherme Cunha e Adolfo Cifuentes.

SERVIÇO | 2º FÓRUM DE FOTOPERFORMANCE

Quando. De 12 a 15 de abril de 2023

Onde. Palestras e mesas: Teatro Francisco Nunes – Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.277 – Centro) / Atelier aberto e bate-papo com residentes: ESPAI (R. Tenente Anastácio de Moura, 683 – Santa Efigênia)

Quanto. As entradas para a programação no Teatro Francisco Nunes são gratuitas e devem ser retiradas antecipadamente pela internet; para o atelier aberto, o acesso é gratuito e aberto ao público, sem retirada de ingressos

Mais. Programação completa em www.forumfotoperformance.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo