Beep divulga dados sobre aumento da vacinação contra hepatites

Foto: Divulgação

O mês de Julho é dedicado à conscientização para a prevenção e controle das hepatites virais na campanha promovida pelo Ministério da Saúde conhecida como “Julho Amarelo”. Segundo o próprio Ministério, a vacina da Hepatite B, que é aplicada logo após o nascimento, teve uma queda de mais de 55% na aplicação. Os dados mostram que em 2021 a cobertura foi 57,18%, e em 2015 a taxa era de 88,74%.

Na comparação entre os dois primeiros trimestres de 2022, a Beep Saúde, empresa líder em saúde domiciliar no país, apresenta dados animadores de conscientização e imunização do público infantil com o crescimento da vacinação. Enquanto a hepatite A apresentou crescimento de 18,5%, a procura pela imunização contra a hepatite B mais do que dobrou, com 151%. Para adultos, a aplicação da vacina de hepatite A+B também registrou aumento importante, com crescimento de 139%.

De acordo com a Dra. Cristiana Meirelles, pediatra, infectologista e coordenadora médica da Beep Saúde, healthtech líder em saúde domiciliar no país, a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso constante de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte) e o vírus da hepatite E, que é o menos comum no país”, explica Cristiana.

A especialista destaca que a principal proteção contra as mais variadas formas da doença é por meio da vacinação: a primeira dose da Hepatite B é oferecida às crianças logo ao nascer. Logo depois, aos dois e seis meses, novas doses são oferecidas combinadas a outras vacinas nas formulações pentavalente celular (nos postos de saúde) e hexavalente acelular (nas clínicas privadas). Uma quarta dose pode ser administrada aos 4 meses de vida, principalmente se o bebê for prematuro. No caso de adultos não vacinados, são feitas três doses: a segunda dose 30 dias depois da primeira e a terceira 5 meses depois da segunda. Já contra a Hepatite A, a vacina deve ser administrada em 2 doses, aos 12 e 18 meses de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo