Mostra de Cinema Japonês no MIS terá Segunda Guerra Mundial como pano de fundo

Cena do filme ‘O Imperador em Agosto’ – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – O Museu da Imagem e do Som apresenta, em homenagem aos 114 anos da chegada dos japoneses no Brasil, uma mostra de filmes japoneses. O evento ocorrerá no período de 27 a 28 de junho corrente, integrando romance, drama e suspense. Terá a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo, em temas que o público ocidental pouco conhece. A curadoria é do historiador e engenheiro Celso Higa.

Leia também: Currículo é fundamental para encontrar trabalho no Brasil

“Somos privilegiados em ter uma comunidade japonesa tão significativa na nossa cidade e com isso acessamos filmes que têm uma construção narrativa muito particular, seja na fotografia ou nas próprias histórias”, diz a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro. “A volta das sessões presenciais tem sido a possibilidade dos reencontros depois de tanto tempo, como isso temos visto a alegria do público que manifesta saudade pelo cinema no MIS, assim estamos imensamente gratos por esse retorno também com cinema Japonês”, completa Marinete

Confira abaixo a programação e participe!

Dia 27/06/2022 (2ª Feira)

19:00 h – O imperador em agosto (Nihon no Ichiban Nagai hi) – 2015 – 136 min.

Sinopse: Agosto de 1945, durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Após duas bombas jogadas no Japão pelas tropas americanas, o Imperador Hiroto está prestes a anunciar a rendição do país – via rádio- para não sacrificar mais o seu povo. Um grupo de soldados conservadores, que não aceita que o Japão se entregue, ocupa o Palácio Imperial e uma emissora de rádio, para que a audição sobre a rendição não ocorra.

Cena do filme ‘O Imperador em Agosto’ – Foto: Divulgação

Produção: Shochiku, Asmik Ace

Direção: Masato Harada

Elenco: Koji Yakusho, Masahiro Motoki, Tori Matsuzaka, Tsutomu Yamazaki

Baseado no livro de Kazutoshi Hando

Lançamento no Brasil: 06 de janeiro de 2016

Dia 28/06/2022 (3ª Feira)

19:00 h – A mulher de um espião (Supai no Tsuma) – 2020 – 115 min.

Sinopse: Ambientado na década de 1940. A população do Japão está dividida a respeito da participação  do país na Segunda Guerra Mundial. Em Kobe, o comerciante Yusaku (Issey Takahashi) administra uma empresa de tecidos e é casado com Satoko (Yu Aoi). Durante uma viagem de negócios na Manchúria, Yusaku descobre um terrível segredo nacional.  Com intuito de fazer justiça, ele decide divulgar a todos sobre a sua descoberta. Satoko começa a suspeitar que ele está tramando algo.  Logo ela é arrastada para dentro de um jogo enigmático, cheio de tramas. Um thriller romântico numa época turbulenta. Uma releitura dos abusos do Japão na Segunda Guerra sob o olhar de Kiyoshi Kurosawa.

Cena do filme ‘A Mulher de um Espião’ – Foto: Divulgação

Direção: Kiyoshi Kurosawa

Roteiro: Ryusoke Hamaguchi e Tadashi Nohara

Elenco: Yû Aoi, Issey Takahashi, Masahiro Higashide, Yuri Tsunematsu,

Premiação: Leão de Prata do Festival Internacional de Cinema de Veneza 2020 – Melhor Diretor pelo filme “A esposa de um espião”

Lançamento no Brasil: 31 de março de 2022.

Produção: NHK, NHK Enterprises, INCLINE e C&I Entertainment.

Leia também: Mensagem de cobrança para clientes: qual a melhor opção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo