Currículo é fundamental para encontrar trabalho no Brasil

Para você conseguir um bom trabalho, é fundamental que apresente um bom currículo e, por isso, iremos deixar algumas dicas e estratégias para que você consiga ingressar mais facilmente no mercado de trabalho brasileiro. Confira.

Currículo é fundamental para encontrar trabalho no Brasil

Foto: Divulgação

Quando você termina seus estudos ou procura uma melhor oportunidade de emprego, é muito importante que tenha em mente a situação atual e todas as suas caraterísticas.

Atualmente, o processo de encontrar trabalho pode ser complexo, havendo uma grande procura por oportunidades e uma oferta menor do que essa busca. Assim, para que você consiga um bom emprego, procurar os melhores modelos de currículo e garantir a criação de um CV impressionante pode ser definidor no momento de conquistar aquela entrevista ou trabalho que tanto deseja.

Sua candidatura terá que se destacar das demais para que tenha a oportunidade de seus sonhos e conquiste o emprego que tanto deseja. Uma vez que as empresas brasileiras valorizam bastante o currículo, lhe deixaremos alguns dados fundamentais sobre como apresentar um documento que os empregadores valorizem. Veja nesse artigo.

CV e seus dados fundamentais

Qualquer bom currículo deve conter secções com informações sobre seus dados pessoais (Nome Completo, Título de Profissional (Certificados e Diplomas), Endereço Físico e Correio Eletrônico (e-mail), Contato de Celular (Telefones) e Perfil no LinkedIn). Além disso, você pode incluir uma nota sobre você para o recrutador, explicando quem você é, quais foram suas conquistas, que competências tem, quais são suas motivações e interesse na empresa. Não escreva sobre assuntos sem relevância, já que isso pode prejudicar sua candidatura.

Fale também de sua experiência anterior de trabalho (incluindo seus estudos, caso seja seu primeiro emprego). Integre ainda um espaço dedicado a competências extras que você tenha, como capacidade para resolver problemas ou uma boa comunicação. Inclua aqui palavras-chave relevantes para o recrutador.

O que não deve integrar num currículo

Algumas de suas atividades podem estar no CV, mas não precisam constar, servindo somente para preencher um pouco mais no caso de ter pouca experiência. Aqui, incluímos trabalho voluntário que tenha realizado, prêmios que recebeu, conferências que assistiu ou passatempos seus.

Por outro lado, não deverá, em caso algum, incluir tabelas ou gráficos desnecessários, fotos suas ou mentiras sobre sua experiência profissional ou formação escolar. Se lembre de que, caso seu currículo interesse à empresa, é bem possível que lhe sejam pedidos dados de contato para que todas as informações que você forneceu possam ser confirmadas e referências possam ser dadas sobre você. Assim, tente sempre ser honesto e direto sobre todas as suas caraterísticas.

Outras dicas para um currículo que o destaque

Hoje em dia, com as novas tecnologias, as empresas usam para triar seus trabalhadores, cada vez mais, instrumentos de software baseados em Inteligência Artificial, Isso faz com que os sistemas da empresa reconheçam as palavras-chave que a empresa definiu como mais relevantes e torna fulcral que você invista algum tempo escolhendo as palavras que utilizará ao escrever seu CV.

Prefira um texto mais direto e conciso, onde utilize palavras fortes e que criem um interesse do recrutador em conhecê-lo e chamá-lo para uma entrevista. Nesse processo de criação você deve fazer a leitura de alguns bons currículos de outras pessoas ou até confiar em profissionais para que melhorem seu texto. Um bom CV é, hoje, no mercado brasileiro, um ponto fundamental para a conquista de um emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo