Sicredi Centro-Sul MS inaugura usina solar fotovoltaica para gerar energia para as 43 agências

O parque solar conta com a parceira do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul e está instalado no Parque de Exposições Lydia Calabretta Massi em Ivinhema

Comprometida com o Pacto Global proposto pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Sicredi Centro-Sul MS acredita que sustentabilidade é a gestão do negócio com foco na ampliação do impacto positivo econômico, social e ambiental, reduzindo os impactos adversos e gerando valor para os associados e a comunidade em que está inserida.

Foto: Divulgação

E, com este propósito de construir uma sociedade mais próspera, que a Sicredi Centro-Sul MS inaugurou, na sexta-feira, dia 4, a usina solar fotovoltaica com potência para gerar 1,2 MWp (Megawatts-pico) de energia, tornando-se autossuficiente na geração da própria energia e abastecendo todas as 43 agências de atendimento e a Sede Administrativa da Cooperativa em Dourados.

Por ano, o parque solar terá capacidade para gerar mais de 1.800 mWh (megawatts-hora) de energia, o que é suficiente para abastecer, por exemplo, mais de 420 residências com consumo médio de 350 kilowatts/mês, por um ano.

São mais de 2.600 painéis fotovoltaicos em funcionamento para produção de energia limpa, que reduzirá a emissão de cerca de 91 toneladas de CO² (dióxido de carbono) por ano, o que equivale a compensação de 254 árvores.

O presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, afirma que esta iniciativa reforça o compromisso com a comunidade e com o meio ambiente. “Este projeto mostra que colocamos cada vez mais os objetivos econômicos, sociais e ambientais em equilíbrio, promovendo a prosperidade para os nossos associados, para a comunidade e para o nosso planeta”.

Parceria

As placas solares estão instaladas nas dependências do Parque de Exposições Lydia Calabretta Massi, no município de Ivinhema, espaço de posse e administração do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, que é parceiro desse projeto.

O Sindicato Rural fez uma concessão de área total de 20 mil m², para a Sicredi Centro-Sul MS, onde está instalada a usina solar fotovoltaica. Em contrapartida, o Sindicato Rural recebeu uma usina de 40,5 kWp (Quilowatts-pico) de energia, que abastecerá as estruturas do Sindicato e que se tornará autossustentável e uma referência em utilização de energia limpa, além da redução dos custos, como ressaltou o presidente do Sindicato Rural, Milton Wanderley Capucci.

Investimento

O parque solar fotovoltaico traz também o benefício econômico, uma vez que reduz os custos com energia. O valor total do investimento foi de R$ 5 milhões e a previsão é que a Sicredi Centro-Sul MS tenha o retorno deste investimento em um período de 4 anos e 5 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo